Por Luiz Padilha
Com uma história conturbada desde a opção pela construção em um estaleiro privado, no caso o EISA – Estaleiro Ilha, que decretou falência, paralisando a construção dos 5 Navios Patrulha programados, o Navio Patrulha Maracanã, foi então levado para o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), onde finalmente teve sua construção concluída.
Em uma cerimônia que contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, do ex-Ministro da Marinha, AE Mauro César Rodrigues Pereira e dos ex-Comandantes da Marinha, AE Julio Soares de Moura Neto, AE Eduardo Bacellar Leal Ferreira e AE Ilques Barbosa Jr, coube a Sra. Selma Foligne Crespio de Pinho, a honra de ser a Madrinha do navio.
Na sequência, o Chefe do Estado-Maior da Armada, AE Renato Rodrigues de Aguiar Freire, discursou enaltecendo o trabalho do AMRJ em terminar o NPa Maracanã, pois o navio tinha muito a ser feito para estar pronto e servir a Marinha.
Os funcionários do AMRJ deixam o navio para dar lugar a tripulação que irá guarnecer e operar o NPa Maracanã a partir de agora.
O AE José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Diretor Geral de Material da Marinha, na sequência discursou contando de sua experiência a bordo quando o NPa Maracanã participou do desfile naval de 7 de Setembro deste ano. Segundo o AE Cunha, o navio superou todas as expectativas. O almirante então puxou o grito de guerra do navio.
Sob o comando do imediato do NPa Maracanã, foi tocado o hino nacional e hasteado o pavilhão brasileiro pela 1ª vez no navio.
Após o hasteamento do pavilhão nacional, o AE Aguiar Freire empossou o Capitão de Corveta Rafael Seidel como comandante do NPa Maracanã.
A expectativa agora é para que, em 2025, o NPa Mangaratiba esteja concluído e comissionado, abrindo caminho para o novo Navio Patrulha 500BR que será construído inteiramente no AMRJ.
PADILHA, SEMPRE REALIZANDO GRANDES REPORTAGENS… TE ESPERO NOVAMENTE AQUI NO NDMBAHIA.
Assim que possível meu amigo.
Faz 132 anos que o Brasil vive politicamente na ilegalidade!Que tal verificarmos os erros cometidos, apontarmos as correções possíveis para sabermos a Marinha que precisamos .
.
Parabéns pela excelente cobertura Padilha!
Não foi possível fazer fotos da parte interna, ou ficou para uma nova postagem?
Vimos o estágio final da construção aqui no DAN, seria legar ver o resultado final…
Forte abraço!
Eu ia fazer, mas o momento não era oportuno. Farei ainda este mês.
Demorou demais! Absurdo, de falta de planejamento. Boa patrulha.
Dois detalhes me chamaram atenção nessa matéria:
A primeira é que parece que o Riachuelo inaugurou um novo padrão em comissionamentos que é a troca de funcionários do estaleiro por militares que guarnecerão o navio em questão.
A segunda é que a fonte informa que o Maracanã participou daquele evento de Sete de Setembro sem ter sido entregue ainda para a Marinha.
No mais, antes tarde do que nunca. Boa sorte aos marinheiros e boa patrulha Maracanã.
Em que distrito naval o novo navio vai servir?
8° DN
Parabéns à MB pela conclusão e mostra de armamento deste meio. Só faltam, para fechar este ano com chave de ouro, a assinatura do contrato de aquisição dos Centauro II, pelo EB, no dia 05, bem como a incorporação dos primeiros F-39E Gripen ao Esquadrão Jaguar, no dia 19, pela FAB…além do mais importante: as Forças Armadas combaterem nossos inimigos internos, após esta eleição comprovadamente fraudulenta.
Comprove Koprowsk a alegada fraude,ou senão volte para a frente do quartel…
Acredito que as provas são mais do que abundantes, tanto no tratamento dispensado a um lado pelos supostos árbitros do processo como as dezenas de fatores, no mínimo “curiosos” a respeito de todo o processo eleitoral, somado a intervenções estrangeiras querendo de toda e qualquer forma atestar a “segurança e eficácia” do sistema…. onde há fumaça há fogo…
O fato de não liberarem os códigos fontes para determinar se foi ou não foi fraude já existe uma forte suspeita… você não acha ? Afinal democracia você tem o direito e livre acesso para denúnciar e se defender
Se não houve fraude porque o PTSE e o PTSF não permitem o acesso ao código fonte?
Da forma como essas eleições atípicas e imorais foram conduzidas qualquer um que concorresse com a mega ajuda das duas instituições ganharia.
Comprovar sem acesso aos códigos fontes? impossível. Quem não deve não teme. O que o Sr. Alexandre de Morais teme?
E isso parabéns
Massa de manobra detectado.
Explique melhor a sua afirmativa. A quem te referes????
Finalmente!
.
Mais de uma década se passou, desde que a MB incorporou o último NPa construído no Brasil. O básico do básico, que deveria ser sempre tratado como prioridade número 1, permaneceu tempo demais esquecido perante toda a cegueira nuclear.
.
Todos sabem que a MB tem enormes problemas, no tocante a seus meios. E os Comandantes da Marinha são os grandes responsáveis por decisões que resultaram neste quadro terrível. Que a situação possa ser modificada daqui para frente, sendo este o ponto de inflexão no tocante a PatNav.
Exatamente. Era pra MB comissionar 5 navios desse porte por década!
A gente precisa investir mais nos distritos navais. Patrulhas costeiras e oceânicos deveriam ser prioridade número 1 da MB!
Concordo, para nós cabeças pensantes discutir e trocar idéias sobre o que fazer para melhorar e inovar nossa MB é algo a mais. Me desculpem. Mas eu não vejo nenhuma pauta para este assunto entre o congresso, parlamentares com a nossa MB.
Tenhamos como exemplo empresários do aço que com a troca de idéias (tecnologias) e acertos, fecharam acordos e fusões.
Adriano, as pautas do congresso são outras, voltadas a práticas pouco constitucionais.
Te diria sem medo de errar que na MB quem deveria estar puxando a frente, está em berço com expendido, pelo menos enquanto no dia 30 pingar na conta sem se estressar.
Bom dia. Bardini, eu, você e até mesmo o cachorro da dona Lili sabemos que está deveria ser uma das três maiores prioridades da MB, mas não é e talvez não será tão cedo, pois após nós anos de trevas da ADM. Do Imperador Naval, apesar do esforço incansável.do Al. Leal Ferreira, a lança foi tanta que se e tão somente se a MB tiver comando com os pés no chão(duvidoooooi) vai levar mais uns 20 anos para arrimar a casa.
Lembrando que na metade do tempo que o Arsenal levou para concluir o Napa que estava tortinho, a Bae cortou a primeira chapa e lançou ao ao mar uma T 26 e a Fincantiere dois PPAs.