O Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Roraima (P 30), subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, completou 50 anos de incorporação à Armada, em 21 de fevereiro. Este é o primeiro navio da Marinha a ostentar o nome Roraima, uma homenagem ao antigo território homônimo, que hoje é um Estado localizado no extremo norte do Brasil.
O NPaFlu Roraima foi construído pelo estaleiro Mac-Laren e incorporado à Armada em 21 de fevereiro de 1975.
O “Águia do Amazonas” está há cinco décadas cumprindo sua missão de realizar Patrulha Naval, Inspeção Naval, participar de Operações Ribeirinhas, controlar o tráfego aquaviário e de projetar o Poder Naval na Amazônia Ocidental.
FONTE: MB
Com certeza estes navios fluviais, seguiram firmes por mais 50 anos,pois os investimentos na área fluvial é irrisório.
O ambiente fluvial não é agressivo como o marítimo logo o desgaste dos navios e muito menor o que aumenta sua vida util vejam o caso do monitor Parnaíba o navio mais antigo do mundo em operação.
sério, agora isso é para se comemorar?
Comemorar cinquenta anos de um navio em serviço que certamente como aqui é brasil, deve ser o único de sua classe e plano de sucessão por um meio mais moderno certamente não há…
Em um país que se comemora a compra da grande quantidade de cem misseis Javelin ,celebrar o cinquentenário de um navio como se fosse algo de se orgulhar,não é nem surpresa.
Não achei os números de mísseis e lançadores do Javelin, que foram adquiridos. Os números anunciados, quando o EB fez a solicitação para a compra via FMS, eram 222 mísseis e 33 lançadores.
Apenas um adendo, essa classe tem 3 unidades em serviço na MB e 1 unidade em serviço na marinha do Paraguai.
É importante pesquisarmos pelo menos um pouco antes de fazer qualquer critica desnecessária.
para o que se propõem esta muito bom, pq em caso de guerra, o que vai fazer a diferença na Amazônia é o componente aéreo, baseado em helicópteros, esses navios vão cumprir mais missões logísticas do que de fato fazer uso de seus canhões.
Orgulho ou Ausência completa de Planos de projeção de uma força dissuatoria de futuro.?
Que vergonha bixo