Por Tayfun Ozberk
O Helt, um navio de carga geral de propriedade da Estônia, teria afundado após colidir com uma mina marítima na costa de Odessa.
Entre os rumores sobre a provável implantação anfíbia da Frota Russa do Mar Negro na costa de Odessa, uma terrível ocorrência ameaçando a liberdade de navegação no Mar Negro.
Um navio cargueiro de propriedade da Estônia afundou hoje na costa da Ucrânia. Uma mina marítima é provavelmente a causa, embora a atividade de navios da Marinha Russa e da Marinha Ucraniana tenha sido observada nos últimos dois dias.
Após a explosão, quatro tripulantes ainda estão desaparecidos e dois estão em um bote salva-vidas no mar. As operações de busca e salvamento ainda estão em andamento na área para encontrar pessoas desaparecidas.
Análise do autor
De acordo com os dados mais recentes do AIS, o navio estava fundeado, o que era uma informação surpreendente. Porque a probabilidade de um ancorado atingir uma mina marítima é extremamente baixa. Então, podemos dizer que existem duas possibilidades;
A) O navio fundeou em uma área previamente minada e colidiu com a mina enquanto flutuava no círculo oscilante da âncora.
B) A mina foi liberada de sua corrente e flutuou no oceano de forma independente, colidindo com o navio ancorado.
Não há evidências sobre quem minou a região, mas há rumores não confirmados de que navios ucranianos colocaram minas como um impedimento à ameaça de ataque anfíbio da Frota Russa do Mar Negro. De acordo com as informações mais recentes da OSINT, um comboio anfíbio russo foi detectado ao sul da Crimeia, e uma operação de desembarque perto de Odessa é uma possibilidade. Esses são alguns dos navios anfíbios que transitaram pelo Bósforo no mês passado, incluindo o grande LST Ivan Gren.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News