Em continuidade à 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL), o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, após atravessar o Estreito de Drake e superar o paralelo 60° (linha imaginária que marca o limite norte do Oceano Antártico), chegou, em 28 de outubro, pelo 28° ano consecutivo, à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George.
Os pesquisadores e militares do Grupo-Base “Antarticus” foram submetidos a testes de coronavírus antes do desembarque na EACF. O “Gigante Vermelho”, como é conhecido o “Ary Rongel”, tem prestado apoio logístico à Estação, com transferência de materiais de pesquisa, óleo combustível e suprimentos, observando rigorosa atenção aos protocolos de segurança e seguindo o cumprimento de sua missão em contribuição ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Criado em 1982, o PROANTAR incluiu o Brasil no grupo de 29 países que definem o futuro da Antártica e do Oceano Austral. O objetivo do Programa é ampliar o conhecimento científico no continente gelado, a fim de compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro.
FONTE: CCSM
Gosto e prestigio muito, Deus abençoe as forças armadas brasileiras.