O barco de patrulha espanhol tentou cruzar duas vezes a trajetória do submarino americano, que estava tentando pousar na costa de Gibraltar.
Um navio da Marinha britânica disparou tiros de advertência contra um barco patrulha da Guarda Costeira espanhola, que afirmaram estar “incomodando” o trabalho do submarino nuclear norte-americano USS Florida, de 18.000 toneladas no território ultramarino britânico de Gibraltar , relata o jornal ‘Mirror’.
O incidente ocorreu em abril, mas ainda não tinha sido tornado público até quinta-feira. Foi relatado que o barco patrulha espanhol tentou cruzar duas vezes a trajetória do submarino americano, que estava tentando fundear na costa de Gibraltar.
“Estamos acostumados a provocações, mas isso vai contra qualquer livro de regras sobre segurança marítima. Este é um submarino de propulsão nuclear e tentar alterar a sua trajetória é muito perigoso”, disse ao jornal uma fonte da Marinha britânica .
O gabinete do governador confirmou os disparos em Gibraltar, “nas proximidades de um submarino”.
Embora Gibraltar seja considerado um território ultramarino sob o Tratado de Utrecht de 1713, a Espanha nunca renunciou a sua soberania.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Q eu saiba foi arrendamento… e foi diego garcia e uma outra ilha q não lembro agora…
Houve um mal entendido, o patrulha espanhol estava atuando como batedor abrindo caminho para o Ohio enquanto os ingleses ficaram com ciúmes pois não gostam de dividir a atenção do colega… europeus brigando entre si para ver quem puxa mais o saco
A Inglaterra tem um histórico interessante sobre territórios alheios…
É, mas com os EUA eles se lascaram da década de 40… quando estavam precisando urgente de reforços para sua marinha, Roosevelt enfiou-lhes a faca com a sua “brilhante” lei Lend-Lease… ordenou a transferência de 50 Destroyers (3 Caldwell, 27 Wickes e 20 Clemson) entre novos e usados para a Royal Navy e em troca abocanhou 9 territórios ultramarinos britânicos :
Terra Nova, lado Leste das Bahamas, costa Sul da Jamaica, costa ocidental de St. lúcia, costa oeste de Trinidad, Antígua, Guiana Britânica, Bermuda e Litoral sul e Leste de Terra Nova
Isso desmantelou completamente as rotas preferenciais Inglesas e apressou ainda mais a decadência e impossibilidade de manter o outrora poderoso Império Britânico.
Em outras palavras, levaram um fumo para mais de metro !!@!
Não foi bem assim Topol …os EUA ainda eram neutros e simplesmente o Congresso e a população não queriam um envolvimento maior na guerra europeia então Roosevelt fez o que pode, para não configurar um desrespeito às leis de neutralidade houve para os 50 navios que vc mencionou uma contrapartida, apenas isso, ou seja foi encontrado um meio para justificar os navios e posteriormente os
britânicos se beneficiariam cada vez mais do envolvimento dos EUA seja ainda como neutros ou como aliados a partir de dezembro de 1941.
.
Quanto a matéria em si os espanhóis não tinham ideia que o submarino em questão seria da US Navy, nem faria sentido, já que os EUA compartilham com a Espanha da base naval de Rota localizada em território espanhol que nem fica
muito distante de Gibraltar.
Já descobri; isso aconteceu devido a outro incidente entre a frota americana e a Espanha podem conferir buscando isto no You Tube = Frota America x Farol Espanhola.
Vish… nem os aliados se entendem mais, o Reino Unido tá parecendo colonia dos E.U.A