Por Carolina Ambinder
Ontem (22), teve início no Rio de Janeiro a 17ª Navalshore, a maior feira de construção naval e offshore da América Latina.
Nesta edição, um expositor de destaque foi o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN – RJ), que dobrou o número de empresas associadas em relação ao ano passado, passando agora de 80.
O Cluster está na feira com dois stands, nos quais participam 12 de suas associadas: MPI, 4E Eficiência Energética, Saab, Anschütz do Brasil, DTA Engenharia Portuária & Ambiental, Orion, SKM Automação & Assistência Técnica, Simtech, FujiMetalock Brasil, NUCLEP, EBSE Engenharia de Soluções, e EMGEPRON.
Nas conferências do primeiro dia, destaca-se a do Vice-Almirante Celso Mizutani Koga, Diretor de Gestão de Programas da Marinha, sobre os Programas e Projetos Estratégicos da instituição. A apresentação pode ser assistida na íntegra em: https://youtu.be/hrvHEkBiAoQ
Além disso, houve a conferência do Sr. Leandro Pinto, Presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSENO/ABIMAQ) e CEO da Anschütz do Brasil, de equipamentos de navegação. A palestra expôs a atuação da ABIMAQ, apresentando, por exemplo, o Canal de Ligação existente entre a Marinha do Brasil e o Cluster Naval Tecnológico do Rio de Janeiro, a CSENO/ABIMAQ e a indústria. Foi divulgada também a DATAMAQ, base de dados da ABIMAQ para busca de produtos, serviços e fornecedores, podendo essa ser acessada em: http://www.datamaq.org.br/.
A Navalshore 2023 se encerra amanhã (24), com inscrições e programação no site oficial.