Em 23 de janeiro de 2023, o Naval Group assinou um acordo para cooperar com a DRDO para integrar uma Propulsão a Ar Independente (AIP) baseada em célula de combustível nos submarinos Scorpene da classe Kalvari.
Este acordo ilustra a parceria tecnológica com a Índia e mostra o compromisso em ajudar a Marinha indiana a adquirir capacidades de ponta para alcançar a superioridade no desafiador domínio submarino.
Este AIP desenvolvido na Índia traz um efeito multiplicador de força na letalidade para um submarino diesel-elétrico, pois aumenta sua resistência submersa em várias vezes. É eficiente e único, pois o hidrogênio é gerado a bordo, eliminando a necessidade de reabastecer e armazenar hidrogênio puro nos submarinos.
Esta tecnologia foi desenvolvida com sucesso pelo Laboratório de Pesquisa de Materiais Navais (NMRL) com o apoio de parceiros da indústria indiana.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Eita, as viúvas do AIP vão começar a aparecer!!!!
Todo mundo colocando AIP…. Comentei disso faz pouco. Legal que estamos entregando os nossos, mas a falta desse sistema ainda vai ser sentida.
O detalhe é que este AIP não é o francês MESMA e sim um AIP desenvolvido pelos indianos. Lá existe investimento, por isso eles possuem corvetas e destroiers de projeto próprio.
Um dia….quem sabe!
TODO MUNDO COLOCANDO AIP: e daí Pedro? Essa ideia de que temos que fazer tudo o que os outros fazem demonstra falta de estratégia e senso de realidade orçamentária de quem pensa assim. Esse “todo mundo” no qual você se refere tem um litoral de 7,000 km? Não! Não se faz tudo o que os outros fazem sem que tenhamos condições e necessidade estratégica para tal. Até poderia mencionar condição financeira mas isso ninguém (comentaristas) gostam de se preocupar.
A FALTA SERÁ SENTIDA: mas não diz porquê. É assim: as pessoas jogam um raciocínio no comentário e nós temos que tentar adivinhar qual é o seu ponto de vista, já que a explicação fica ausente. Eu até poderia comentar que a Marinha poderia instalar um AIP no Angostura por ser o último da classe, mas aí a Marinha começaria a virar uma marionete para agradar comentaristas: não ia dar certo! Seria muito amadora, dependendo de nossa opinião para colocar em prática sua frota do jeito que achamos. Eu queria que a Marinha comprasse os Wave mas entre eu querer e eles comprarem é um abismo de diferença.
Mas “todo mundo colocando AIP” foi impactante.