Por Richard Scott
O Naval Group informou que os primeiros testes em subescala provaram o desempenho em alto mar do novo sistema LARS para lançamento e recuperação de veículos não tripulados de superfície (USV), desenvolvido pela empresa para atender às necessidades de futuras operações do sistema.
Os testes de tanques realizados nas instalações de teste do Maritime Research Institute Netherlands (MARIN) em Wageningen demonstraram o lançamento e a recuperação de USVs em condições simuladas até o estado do mar 5/6, informou a empresa em um comunicado de 29 de novembro. O novo LARS foi especificado para lançar e recuperar o ECA Inspector 125 USV a bordo dos futuros navios da Bélgica / Holanda (BE / NL) de contramedidas de minagem (MCM).
A Naval & Robotics belga – um agrupamento industrial francês do Naval Group e da casa de sistemas e robótica subaquática ECA Group – foi selecionada em março de 2019 para entregar o futuro programa MCM da BE / NL, um contrato avaliado em quase 2 bilhões de euros (US $ 2,2 bilhões) que foi concedido em 22 de maio.
A Bélgica e a Holanda adquirirão seis navios de 2.800 toneladas, projetadas para apoiar as operações externas de MCM. Essas embarcações com casco de aço de 81,4 m, a serem construídas na Bretanha pela Kership (joint venture do Naval Group com a construtora comercial Piriou para embarcações militares e de segurança com até 95 m de comprimento), operarão em conjunto usando veículos não tripulados / autônomos da ECA.
O projeto dos naviospossuem sistemas LARS instalados por bombordo e boreste perto do centro de gravidade do navio. Cada LARS consiste em um turco A-Frame giratório, com o Inspector 125 USV, pesando até 18 toneladas, alojado dentro de um berço flutuante.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN