Por Xavier Vavasseur
A Alsace, primeira fragata FREMM DA, foi lançada em 18 de abril de 2019 no estaleiro do Naval Group em Lorient, treze meses após o batimento de quilha. É a nona fragata FREMM construída pelo Naval Group e a sétima para a Marinha Francesa.
Por causa da pandemia de COVID-19, o estaleiro parou a produção por quase dois meses, atrasando o programa em quase quatro meses (devido ao impacto subsequente na cadeia de abastecimento geral). Da mesma forma, a fragata Lorraine, (última FREMM para a Marinha francesa), foi planejada para ser lançada este mês, mas realmente só irá para a água no final do ano. O Naval Group ainda espera entregar as duas fragatas no prazo: primeiro semestre de 2021 e segundo semestre de 2022, respectivamente.
Após a entrega de sua última FREMM, o Naval Group fará a transição para a FDI, a próxima geração de fragatas da Marinha Francesa. O programa FREMM DA começou em 2008. A Alsace e a Lorena estão substituindo as duas fragatas da classe Cassard (Tipo F70 AA) e seus antigos mísseis de superfície-ar SM-1. A Cassard foi desativada em 15 de março de 2019. A Jean Bart está programada para ser desativada no próximo ano.
Rumores na Grécia
Relatos recentes da mídia na Grécia afirmam que as duas FREMM DA seriam alugadas para a Marinha graga até que o contrato de aquisição para fragatas FDI seja finalizado. Contactado hoje pelo Naval News, o Ministério das Forças Armadas francês respondeu com a seguinte declaração: “O Ministério das Forças Armadas não tem planos de arrendar as duas últimas unidades da série FREMM para a Grécia.”
O Naval News entende que o formato atual dos “principais combatentes de superfície” da Marinha francesa, ou seja, oito fragatas FREMM, incluindo as duas FREMM DA e dois destroyers classe Horizon, é o mínimo necessário para sustentar todas as suas missões. Para que conste, o plano original era para a Marinha francesa colocar em operação 17 fragatas FREMM e quatro destróiers classe Horizon.
As 5 fragatas FDI seguirão e substituirão gradualmente as fragatas da classe La Fayette (que também são consideradas “fragatas de primeiro nível” desde 2008). Também entendemos que as negociações entre a França e a Grécia estão em andamento sobre a aquisição de fragatas FDI. Uma carta de intenção foi assinada em outubro de 2019.
Sobre a FREMM DA
De acordo com o Naval Group, a Alsace é um navio de combate fortemente armado, equipado com os sistemas de armas e equipamentos de melhor desempenho, tais como: o radar multifuncional Herakles, os mísseis terra-ar Aster 15 e 30, os mísseis anti-navio Excocet MM 40 e o torpedo MU 90. O desempenho de seu sistema de combate é reforçado com maior capacidade do radar e comunicação, um novo radar de controle de tiro e um CMS SETIS equipado com funções específicas de defesa antiaérea. Embora a FREMM DA retenha as mesmas capacidades de guerra anti-submarina (ASW) dos navios anteriores da classe Aquitaine (com sonares CAPTAS-4 e UMS 4110 CL), suas chamadas “capacidades aumentadas em defesa aérea” consistem em algumas notáveis mudanças:
- O radar multifuncional Thales Herakles é mais poderoso, tem mais módulos transmissores, formas de onda adicionais e modos de busca para defesa aérea de longo alcance.
- Um radar de controle de tiro Thales STIR EO MK 2 substitui o Najir da Sagem (fornecendo melhores AAW e ASuW capacidades para o canhão principal de 76 mm).
- Estrutura do passadiço reforçada para acomodar o peso extra
- 4 sistemas de lançamento vertical Sylver A50 para um total de 32x MBDA Aster 15 ou 30 mísseis de superfície-ar
- Sistemas de comunicação adicionais e antenas
- 3 consoles adicionais no CIC (o arranjo global dentro do CIC foi modificado em conformidade) para um total de 20 a bordo do navio.
- Modificações ao sistema de gerenciamento de combate (CMS) SETIS
De acordo com o gerente do programa FREMM, a missão principal do FREMM DA será a área de defesa aérea das principais unidades da Marinha Nacional, como o porta-aviões Charles de Gaulle e os três LHDs da classe Mistral, dentro de um grupo de ataque de porta-aviões ou grupo anfíbio.
Características técnicas do FREMM DA
Comprimento total: 142 m
Boca: 20 m
Deslocamento: 6.000 toneladas
Máx. velocidade: 27 nós
Complemento: 119 (+ 14 para a tripulação do helicóptero)
Tripulação: 165 homens e mulheres
Alcance: 6.000 a 15 nós
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News