Por Luiz Padilha
O Naval Group realizará amanhã, 19/09/2024, em Lorient, a cerimônia de lançamento da fragata FDI (Frégate de Défense et d’Intervention) HS Nearchos (F 602) da Marinha da Grécia.
A fragata HS Nearchos é a segunda fragata FDI da Marinha da Grécia. A primeira da classe, HS Kimon (F 601) se encontra em fase de acabamento para a entrega a Marinha da Grécia em 2025.
Boa tarde concordo com vc Alexandre
Porém é preciso obter o segundo lote de fragatas Tamandaré. Agora veja a MB já teve 19 escoltas hoje ta suplicando por 8 Tamandaré.
Obrigado
Abs
Isso sim é uma fragata…
O radar principal é muito caro para os padrões (ou patrões) do Brasil. Radar 4 e 1 assim é para quem pode – não para quem constrói 12 estádios!
Essa sim seria a fragata que nós precisávamos, e não aquelas corvetas Tamandaré razoáveis…olha a modernidade do casco da classe Kimon, performance, discrição e super armada…
Exatamente.
Olha pelo lado bom Benedito: nossas fragatas são de projeto alemão, ainda saímos no lucro depois do cancelamento do Prosuper – o que significa que as fragatas Greenhalgh terão substituição garantida e quem sabe depois das Tamandaré tenhamos experiência suficiente para termos navios de 5000t.
Falando em modernidade, vivemos em um país em que o lema progresso é limitado a descrição na bandeira. O governo que cancelou o Prosuper é o mesmo que governa o país: a essa altura não era para falarmos em fragata Tamandaré e sim no lançamento da última fragata de 5000t do Prosuper (possivelmente alemã). Não adianta criticar aqui, critica o governo porque cancelou o Prosuper mas que construiu 12 estádios.
O texto não cita o arsenal do navio.
Seu comentário não corresponde a realidade, se observarmos, sem paixões politicas, veremos que o atual governo, foi o que mais comprou equipamentos novos pra nossas forças, senão vejamos:
exercito – o PT comprou
Blindados Guarani, mais de 600 entregues
Sistemas ASTROS
veículos 4×4 LMV iveco, mais de 400 comprados
blindados centauro II, 98 unidades
helicópteros H 725M super cougar, 16 unidades
e mais recente , 12 unidades de black hawk
Na Força aérea –
36 Gripens
28 K 390, o governo passado diminuiu pra 19 unidades!
16 helicópteros H 725M super cougar
15 aviões c295
na marinha –
4 submarinos scorpenes + 1 nuclear e 1 estaleiro
03 navios patrulha classe amazonas
06 helicópteros sea hawk
16 helicópteros 725M super cougar, 4 armados com misseis exocet
04 vants hermes 900 e 4 hermes 450
01 nova base na antartica
01 navio de pesquisa oceanico
Isso tudo, sem falar das modernizações de caças F5, AMX, A4, compra de equipamentos de segunda mão como os 3 rebocadores ou os blindados M 109 a5.
como podemos ver, foram muitas compras e essa questão de estádio não comprometeu em nada, até porque foram estádios contratados e pagos por governos estaduais.
Cadê o Prosuper Alexandre? Essa “realidade” que você se refere (e lista) não inclui esse projeto e nem o Atmos que o Amorin atrapalha. Enquanto os gregos vão de fragatas pesadas nós temos que nos contentar com um projeto mais enxuto de fragata sem navio de apoio logístico. Essa “realidade” você não fala.
O fato de eu criticar o governo atual não quer dizer que estou defendendo o governo anterior, que por sua vez adquiriu os aviões KC30 que o presidente Lula quis transformar um deles em vip. Mas tanto um como outro são compras de Estado e não de governo (que por sua vez não fazem mais do que a obrigação). Quem vai suprir no oceano todos esses navios e helicópteros citados Alexandre? Não vi nenhum navio de apoio logístico nessa lista.
“corresponder a realidade”! É justamente a realidade que nos assusta em se tratando de material bélico brasileiro.