Por Luiz Padilha
O programa Future French Carrier (FFC) ou Porta Aviões de Nova Geração (PA NG), foi lançado pelo presidente da república Emmanuel Macron em dezembro de 2020, visando a substituição do Porta Aviões Charles de Gaulle (R 91) em 2038, garantindo a continuidade das operações aéreas da Marinha francesa.
O Charles de Gaulle atualmente na ativa, fornece a Marinha francesa a capacidade de projeção de poder, controle do mar, apoio aéreo em operações conjuntas, comanda um Grupo Tarefa sozinho ou em coalizão, envia dados para a inteligência e realizando o papel dissuasor no mar.
A Marinha francesa atenta a evolução do ambiente marítimo e as novas ameaças simétricas e assimétricas, verificou a necessidade de ter um novo Porta Aviões, maior e mais capaz do que o atual.
A autoridade do contrato coube a DGA e a CEA (Comissão de Energia Atômica). O Naval Group junto com o Chantiers de L’Atlantique e a TechnicAtome, estão encarregados do desenvolvimento do navio.
A definição dos itens mais importantes do projeto, como propulsão, design, catapultas e etc deverão estar prontos até 2025, quando então se iniciará a construção do novo Porta Aviões.
Já está definido o deslocamento de 75.000 toneladas, a propulsão elétrica movida a energia nuclear, os equipamentos de lançamento e recuperação de aeronaves, da General Atomics EMALS e AAG através do FMS (Foreign Military Sale). Vale ressaltar a informação de que ainda não está definido se o navio terá 2 ou 3 catapultas eletromagnéticas (EMALS). O navio deverá contar com capacidade de defesa de curto a médio alcance, integrada aos seus escoltas.
Sua tripulação deverá ser em torno de 2.000 militares e o navio deverá operar com um grupo de ataque de cerca de 30 caças, 2 E2D Hawkeye, helicópteros e oficina para manutenção das aeronaves a bordo.
Em 2026 terá início da fase de desenvolvimento e produção, com a construção do navio iniciando em 2031 em Saint Nazaire, como transferência em 2035 para Toulon e início dos testes de mar em 2036. Espera-se que o novo Porta Aviões seja comissionado em 2038.
Graças ao seu know-how único na Europa, o Naval Group faz parte de um círculo muito pequeno de estaleiros capazes de construir porta-aviões e este programa vai gerar a partir de 2021 várias centenas de empregos e depois muito mais a cada ano na fase de implementação.
Muito bom.