O terceiro dos quatro Navios de Patrulha Offshore (OPV) encomendados pela Marinha Argentina, o OPV 87 ARA Storni (53), foi entregue em 13 de outubro na presença do Capitão Santiago Villemur, representante da Marinha Argentina na França. Durante a cerimônia em Concharneau, o capitão Santiago Villemur entregou o comando do navio para comandante Óscar Latorre.
Esta entrega foi realizada por equipes do Naval Group e Keship, um joint-venture entre Piriou e Naval Group. A entrega faz parte do contrato assinado pelo Naval Group com a Argentina em 2019 para a entrega de quatro OPVs da classe ARA Bouchard (ex-L’ADROIT), que foi entregue em 20 de dezembro de 2020 e o ARA Piedrabuena em 13 de abril deste ano.
Com a entrega do Storni, o programa continua progredindo conforme previsto para concluir com a entrega da última embarcação programada para abril de 2022. Uma tripulação de 44 pessoas da Marinha Argentina foi treinada na operação e manutenção do navio.
Esta terceira embarcação de patrulha adquirida pela Marinha argentina oferece os mesmos ativos e características que as do ARA Piedrabuena. Melhor armado e motorizado do que o Bouchard, equipado com um sistema de estabilização ativa e um propulsor de arco, também é adaptado para navegação nas águas geladas da Antártida.
Jean-Claude Flandrin, diretor do programa, disse: “A entrega desse terceiro OPV é um marco muito importante para o programa, que foi alcançado a tempo apesar da crise da saúde que marcou os últimos dois anos. As equipes ainda são mobilizadas para finalizar o treinamento da tripulação que sairá para a Argentina com a embarcação. Uma vez que o treinamento estiver concluído, iremos concentrar nossos esforços para a entrega do último da série, que foi lançado no mês passado”.
Olivier Michel, diretor de vendas da América Latina, acrescentou: “Estamos orgulhosos da confiança que a Marinha argentina depositou no Naval Group para o fornecimento desses navios multiuso de última geração que permitirão ao país realizar suas missões soberanas. Esta entrega é outra demonstração das capacidades e comprometimento do Naval Group e de seus parceiros com seus clientes para responder às suas necessidades operacionais”.
OPV 87, um navio inovador
Os Navios de Patrulha Offshore argentinos se beneficiam de inovações desenvolvidas pelo Naval Group e comprovadas pela Marinha Francesa, que operou o L’Adroit em vários oceanos por seis anos para múltiplas operações de segurança marítima, isoladamente ou em cooperação:
- Resistência muito alta e excelente dignidade do mar;
- Uma visibilidade de 360 ° do passadiço e um mastro único para uma cobertura panorâmica de radar;
- A implantação rápida, segura e discreta de embarcações de intervenção lançadas por um duplo
sistema de rampas na popa do navio
Esse tipo de navios também se beneficia da experiência do Naval Group em sistemas de informação e comando, permitindo uma extensa vigilância do espaço marítimo e a detecção de comportamentos suspeitos. O ARA Storni está equipado com o Sistema Polaris® e o Sistema de Link Dados Táticos Nidl®, desenvolvido especificamente pelo Naval Group para Missões de Ação do Estado no Mar e aprovadas pela Marinha Francesa.
Características técnicas
O OPV é capaz de permanecer em alto mar durante mais de três semanas, para atingir uma velocidade de 20 nós e acomodar um helicóptero. Implementado por uma tripulação reduzida de 40 membros, também é capaz de acomodar cerca de vinte passageiros extras.
Comprimento: 87 metros
Boca: 14 metros
Deslocamento: 1.650 toneladas
Max. Velocidade: Mais de 20 nós
Alojamento: 59 (tripulação e passageiros)
Autonomia:> 7.000 milhas náuticas
Capacidade de embarque: duas embarcações leves de 9 metros e um helicóptero de até 10 toneladas
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Sem dúvida, são excelentes navios para o exercício da função para a qual foram projetados. Parabéns aos argentinos; que mesmo com suas limitações orçamentárias, têm conseguido algumas boas compras de equipamentos.
Quanto aos críticos do atual governo; que só falam xxxx sobre o eterno dilema esquerda x direita; vale lembrar que a Argentina está quebrada desde o final dos anos 1970, quando o governo militar enfrentou uma grave recessão econômica e não conseguiu enfrentar tal crise.
Inclusive foi por conta da crise econômica que os militares resolveram invadir as Malvinas e tentar com isso, desviar o foco da economia e dar um novo ânimo aos seus cidadãos.
Que pena que a república Argentina está falida e sem moral, com o Gustavo Breno atual d esquerda será que essas quatro e nidades terão autonomia em caso de ver alguma embarcação de bandeira chegar nessa em seus mares?
Pena?! Tenha pena de nós amigo, que até agora a nossa legendária classe de navios patrulha Stealth NPa 5ooBR sequer saiu da maquete…
Ao menos eles nas possibilidades militares, estão se arrumando devagar.
Parabéns a eles !
Muito necessário pra coibir o saque chinês em aguas argentinas.
Excelente publicação! Show de bola!!!!👍👍👍