Um grande impulso para o programa “Índia autossuficiente”, ou Aatmanirbhar Bharat, o sistema Air Independent Propulsion (AIP) baseado em célula de combustível do Laboratório de Pesquisa de Materiais Navais (NMRL) da DRDO, será instalado em breve a bordo do submarino INS Kalvari.
Um acordo foi assinado entre o NMRL e o Naval Group nessa segunda-feira (23) em Mumbai, para estender a cooperação e entrar na fase de projeto detalhado para integração de AIP nacional nos submarinos da classe Kalvari. O Naval Group certificará o projeto do AIP para integração nos submarinos, como parte deste acordo.
O AIP tem um efeito multiplicador de força na letalidade de um submarino diesel-elétrico, pois aumenta a autonomia quando submerso. A tecnologia desenvolvida com sucesso pela NMRL, com o apoio de parceiros da indústria indiana, já atingiu o estágio de maturidade para a industrialização.
O protótipo do AIP, montado no laboratório do NMRL foi testado com sucesso, e será um passo significativo para a certificação do projeto detalhado do módulo de energia, que será realizado pela NMRL junto com a indústria indiana, e a integração do AIP pelo Naval Group no submarino indiano. Essas ações abrirão caminho para o início para a industrialização do AIP, incluindo a fabricação do casco pela indústria indiana para futura instalação a bordo dos outros submarinos.
O Presidente e CEO do Naval Group, Pierre Eric Pommellet, disse que “estamos orgulhosos de cooperar com as partes indianas para integrar com segurança o AIP nos submarinos da classe Kalvari, que foram construídos pela Mazagon Dock Shipbuilders Limited. Esta é uma extensão natural da cooperação bilateral estratégica entre a Índia e a França no campo de defesa e dissuasão, e em linha com o compromisso contínuo do Naval Group com a política ‘Aatmanirbhar Bharat’ do governo”.
Raksha Mantri Shri Rajnath Singh elogiou a DRDO, a Marinha Indiana e a MDL por levar a iniciativa de Aatmanirbhar Bharat adiante. O secretário do Departamento de Defesa, P&D e presidente da DRDO, Samir V Kamat, também parabenizou o NMRL, a Marinha Indiana, o MDL e o Naval Group por esta parceria estratégica.
DIVULGAÇÃO: Naval Group
Diz a lenda que o IPqM da MB teria já um projeto de AIP nacional para uso FUTURO nos Submarinos Riachuelo e que o AIP francês de tecnologia MESMA não foi cogitado pela dificuldade da MB em fornecer Oxigênio Líquido (necessário ao sistema francês) nos portos brasileiros fora do Rio de Janeiro.
Lembrar que os Riachuelos Brasileiros são mais longos que os Kalvari Indianos e possuem uma seção extra (onde iria o AIP) com maior número de baterias (e portanto maior alcance)…
O problema da adoção do AIP é exatamente esse…
Acho que não vai rolar Gilberto, o Brasil optou pelo AIP nuclear, os diesel continuarão do mesmo jeito, a área que era do AIP está ocupada por combustível e acomodações extras.
Não seria uma opção para nós algo assim?