O navio de apoio oceanográfico NApOc Ary Rongel (H44) atracou no cais do Porto Novo no meio da manhã desta sexta-feira, 19, vindo da Antártica, onde se encontrava desde de dezembro de 2012. Assim que chegou, caminhões se posicionaram próximo a ele para receber as vestimentas especiais para o frio antártico e material de acampamentos científicos trazidos do continente gelado. Essas roupas e material foram desembarcadas, colocadas em cinco caminhões e levadas para a Estação de Apoio Antártico (Esantar), localizada no Campus Carreiros da Furg. A Esantar fará o processo de revisão de todos os itens e a devida manutenção.
Conforme o diretor da Esantar, Gonzalo Velasco, no Ary Rongel também vieram pesquisadores da Unipampa, que desembarcaram em Rio Grande. A embarcação também trouxe da Antártica a lancha “Petrél”, que será levada para o Rio de Janeiro e submetida a conserto. Este é o último navio que chega do continente gelado na 31ª Operação Antártica (Operantar). Os outros três navios mobilizados nesta edição – o polar Almirante Maximiano, o mercante Germania e o navio de socorro submarino Felinto Perry – já retornaram.
A 31ª Operantar ainda terá continuidade com quatro voos de apoio, que atenderão ao grupo base, composto de 15 militares, que ficará nos módulos emergenciais montados para servir como sede do Proantar na Antártica até a construção da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), uma vez que a anterior foi destruída pelo incêndio ocorrido em 2012. No final deste mês, no Rio de Janeiro, haverá a troca de comando do Ary Rongel e do Almirante Maximiano. No segundo semestre deste ano, os dois navios irão novamente para o continente gelado, para a 32ª Operação Antártica.
FONTE: Agora RS