A Marinha do Brasil anunciou que o estaleiro JURONG ARACRUZ LTDA, no Estado do Espírito Santo, foi o vencedor da licitação para construir o novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt), que substituirá o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44), que se aproxima do final do seu ciclo de vida.
O navio dará nova dimensão ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), proporcionada pelas suas capacidades de navegação em campos de gelo, classificado como P-6, um código que quantifica essa resistência.
O anúncio foi feito no mar, a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140), no dia 4 de outubro de 2021, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que falou da importância de se utilizar os recursos nacionais durante a condução do projeto. “É um dia marcante para todos nós com o anúncio da construção desse navio. Um sinal de respeito e reconhecimento aos nossos estaleiros brasileiros”, disse o Presidente.
Na ocasião, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, destacou que a construção do navio tem a previsão de gerar cerca de 500 a 600 empregos diretos e mais de 6.000 indiretos, mobilizando importante parcela da indústria naval brasileira e da base tecnológica nacional.
A substituição do Ary Rongel potencializará a pesquisa científica e fortalecerá a presença do País no Continente Gelado. É a primeira vez que foi projetado e será construído um novo navio, no Brasil, para o PROANTAR.
Em fevereiro, uma comitiva da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), responsável pela fiscalização da construção do navio, realizou visita ao estaleiro para conhecer as instalações e verificar os principais aspectos que envolvem o Projeto NApAnt.
Até junho deste ano, a EMGEPRON assinará o contrato de construção, que está em fase final de negociação. O navio está previsto para ser entregue à MB em um prazo de três anos.
O NApAnt terá as seguintes características:
- Velocidade Econômica: 12 nós
- Deslocamento: 5.880t
- Comprimento: 93,9 m
- Boca Moldada: 18,5 m
- Calado: 6,0 m
- Autonomia: 70 dias
- Propulsão: Diesel-elétrica
- Volume dos porões: 1.964 m³
- Hangar: Para 2 aeronaves de porte médio
- Geração de energia: 3 Diesel geradores de 4.416 KW cada
FONTE: CIRM