O NAe São Paulo suspendeu ontem para realizar testes de máquinas e verificação de seus sistemas eletrônicos. Muitos testes só podem ser feitos quando o navio está navegando.
O principal navio da Esquadra segue seu cronograma de testes, para poder na sequência, iniciar os testes com o aparelho de parada e com a catapulta lateral. Espera-se para o segundo semestre o início destes testes e na sequência o tão esperado CATRAPO.
Caros,
Não sou militar mas amo as nossa forças armadas e fico triste, muito triste, de ver a luta de vocês para que nós tenhamos uma defesa digna da historia de nosso amado Pais. Só lamento que este
Obrigado pelas explicações, não vejo a hora de ver o nosso A-12 operacional.
Ah!… E, em tempo: Concordo com o ponto de vista do Guilherme Wiltgen… Pois tudo que a corja governista mais deseja é destruir os brios das nossas instituições militares, desmotivando e baixando o moral dos seus efetivos, e, desta forma, facilitando a possível cooptação (em troca de “mimos” e “afagos”) de algumas unidades de comandos (leia-se: oficiais-generais), viabilizando assim, sem risco de grandes percalços, os planos delirantes de poder dos “velhos lobos raivosos”…
Esmorecer jamais!
Nelson
Sei que voce ficou chateado com o Pessoal, mas não some Morcegão
Obrigado pela atenção Airacobra… Na verdade minha mera curiosidade sobre um possível apoveitamento de algumas células não modernizadas de Skyhawks para a função REVO, se deve apenas a cogitação de que, dado ao persistente e prolongado contigenciamento na liberação de recursos para a aquisição de novos e mais adequados meios operativos da MB e sua unidade aéro-naval, talvez fosse interessante aproveitar algumas unidades extras dos
A4 apenas para função de REVO… Já que, ao contrário dos Trader, em determinados/hipotéticos TO’s poderia ser táticamente vantajoso ter unidades REVO capazes de serem lançadas simultâneamente com as unidades de ataque de asa fixa e conseguir acompanhá-las num mesmo perfil de voo até o momento de reabastecimento, e aí retornar à NAe à tempo de reabastecer e retonar novamente ao ponto de REVO… Ou ainda: Deixando o REVO de retorno das unidades de ataque por conta dos Trader que então já teriam tido o tempo necessário para chegar na área determinada segura para a realização da tarefa… Mas, enfim: Confesso que minhas conjecturas não passam de um exercício imaginativo de entusiasta em busca de um “tro-ló-ló” animado… hehehehe.
Mas tá valendo!
Abs.
Por estas outras que eu sou contra esta operação, se não tem $$$, suspende pronto.
Grande abraço
Mas aí que está Juarez, se abrirmos mão do que temos que fazer, nunca vamos conseguir nada e é justamente isso que o GF espera, assim sobra para desviar para alguma outra coisa, bem menos importante, isso pra não falar nas outras coisas…..
Como disse anteriormente, dinheiro tem, falta é chegar no destino correto!
Abs,
Nelson, a função de revo já será realizada pelos trader, mas os af-1 tem a capacidade de reabastecer outras anv utilizando o pod sargent fletcher, dos quatro trader adquiridos acredito que devam ser modernizadas duas a três unidades, e quantos aos tracker devem ser modernizados 3 para a função de aew.
Poorman, quanto ao que vc citou dos impostos virando manutenção e tinta, todos os navios precisam de manutenção e tinta, garanto que o que é gasto com São Paulo não chega aos pés do que é desviado pelos políticos como também com os salários exorbitantes e fora da realidade dos políticos, realmente não tem com discordar de De Gaule quando afirmou que o Brasil não é um pais serio, é justo um oficial general como por exemplo o comandante do São Paulo receber menos que um motorista de ministro? Isso porque não falamos dos praças, que para viver dignamente e conseguir sustentar a família tem que viver dependendo de empréstimos consignados além de fazer bicos por fora para não ver a família passando necessidades, se o governo não da valor aos militares que resolvem tudo nesse pais como acha que vai liberar verba para deixar digo não só o A12 mas todos os meios das forcas armadas operando dignamente, quando falo que os militares resolvem tudo nesse pais é a mais pura verdade, pois quando a policia não consegue dar conta da sua função ai oque fazem? chamam os militares, quando o governo não consegue deixar as estradas em condições de uso ai leque fazem? Chamam os militares, quando vem alguma autoridade internacional leque fazem? Isso sem citar outras situações, pois além de Er que resolver tudo nesse pais ganhando mal, sem receber insalubridade ou qualquer gratificação pelos riscos que passam diariamente se arriscando nessas bombas flutuantes, mas mesmos assim estamos ai todos os dias cumprindo a missão,
E, aproveitando o ensejo, alguém saberia informar se há algum plano do comando aero-naval de aproveitar pelo menos 1 ou 2 células de monopostos do AF-1 que não serão modernizadas adaptando-as exclusivamente para a função de reabastecimento em voo… Ou o destino de todas elas será a “canibalização” após a chegada das aeronaves modernizadas???
É aí que tá Wiltgen, de nada adianta perisitir em algo que talvez a MB não conseguiga operar full nunca(não por vontade dela), NAe é importante dentro de uma estratégia naval, claro que é, ma de nada adianta ter para siar uma vez por ano, duarante 20 dias de mar, ninguem assimi doutrina desta forma. Talvez seja melhor seguir o exemplo da australia, e adquir um navio multipropósito que te deixe uma janela futura para uma aeronave V Stol., caso no futuro seja viavel.
Grande abrço
Pois é Padilha, eu não sou contra a Mb ter um NAR, sou contra este que aí está, e ainda pergunto, haverá recuros de CUSTEIO para mante-lo???
Grande abraço
Juarez,
Grana para colocar o NAe em cima tem, o problema é o GF destinar a verba!
Abs
Juarez, é óbvio que os pilotos não estão qualificados hoje em dia. Só com o retorno das operações com o NAe é que serão re-qualificados.
É questão de tempo, infelizmente.
Errar é humano e permissível, persisitir no erro é burrice……deu o que tinha que dar……
Quanto aos AF 1 dúvidolq ue tenha algum piloto qualificado, a estas alturas com o tamanho di hiato operaciobnal embarcado, a certificação foi para as cucucias…
Grande abraço
Juarez,
Não só temos pilotos qualificados, como ainda temos novos pilotos se qualificando na US Navy.
Abs,
Eu torço pelo nosso A12 sou admirador deste belo navio, e ainda quero ter a satisfação de ver ele navegando e operando completamente full, quanto aos aviões Traders e Treckers somente dois vão atuar como COD/AAR ? E os que iriam fazer AEW ainda esta no projeto ou foi abandonado a ideia.
Conceição,
Foram adquiridas quatro células de C-1A “Trader”, por isso digo que somente duas vão embarcar por vez, muito difícil estarem as quatro em cima e operando a bordo.
Abs
Será que ainda veremos o nosso NAe São Paulo em plena operacionalidade, atuando nas nossas águas territoriais em uma Força-Tarefa, com os 12 Skyhawks modernizados, os 8 Traders e quem sabe alguns dos novos MH-16s? Devo parar de sonhar, ou vocês gostaram da ideia ?
Forte Abraço.
Jefferson,
Não é sonho não, o trabalho que está sendo feito no NAe é visando extamente isso, para que ele possa voltar a realizar catrapo e helitrapo normalmente, operando full com a Esquadra.
Com relação as aeronaves, acredito que não vamos ver com todos os 9 AF-1, que é a quantidade que está prevista para ser modernizada (os outros 3 são AF-1A que não embarcam), teremos ainda embarcados pelo menos dois COD/AAR, além dos novos MH-16, que vão substituir os SH-3A/B no A 12.
Abs
O NAe São Paulo virou motivo de piada. Bem diferente do falecido NAe Minas Gerais. Torço para que finalmente este navio possa voltar a operar e se manter por mais alguns anos, porque nosso dinheiro de impostos já cansaram de virar manutenção e tinta 🙂
Tocando neste assunto, não temos notícia ou imagens nenhuma da reforma pela Embraer dos A-4 Skyhawk do esquadrão VF-1. Outra alguém sabe informar se existe alguma aeronave (das restantes) voando na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) ?
Poorman,
Ainda não temos imagens das aeronaves que estão na Embraer, apenas umas divulgadas no ano passado.
Tem AF-1/1A voando sim, inclusive durante a Passex que participei no mês passado, um AF-1 realizou ataque aéreo contra o nosso GT.
Abs,
Guilherme,
Você já voou no falcão 22. Me responda uma coisa, com tão poucas aeronaves disponíveis no AF-1, como o pessoal se mantém treinado/operante (tanto os aviadores como pessoal de terra)?
Não lembro onde li uma vez que cada piloto que foi treinado nos EUA custou mais de US$ 1.000.000, chega uma hora que este pessoal dá baixa. Como fica?
Poorman,
A disponibilidade da aeronave está baixa, mas mesmo assim o pessoal da MB tira leite de pedra e tanto os pilotos quanto o pessoal de apoio estão treinando. Como disse, fomos atacados por um AF-1 durante a Passex, na Tropicalex o VF-1 também está participando, ou seja, estão voando!
O custo de qualificação por piloto na US Navy sai em torno de US$ 1,2 milhão.
Abs,
Boa viagem, São Paulo. Torço para que nada dê errado dessa vez e o navio possa voltar a operar na esquadra ainda por um bom tempo. Se ocorrer, talvez não valha mais a pena gastar tanto com um navio que reluta em navegar.