Por Richard Scott
Os primeiros pousos noturnos do tiltrotor Bell-Boeing MV-22 Osprey do US Marine Corps (USMC) foram conduzidos pelo porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R 08), da Royal Navy (RN).
Realizado em 19 de setembro por uma aeronave MV-22 do Esquadrão HX-21, com base no Naval Air Station Patuxent River, o exercício foi programado, realizando uma avaliação noturna com a iluminação do convoo do porta aviões, movimento do convoo e manuseio da aeronave. Foram realizados 22 pousos no convoo usando diferentes spots do convoo.
“O feedback inicial sugeriu que era um teste positivo e demonstra ainda mais a interoperabilidade entre o Reino Unido e os EUA operando com porta-aviões da classe Queen Elizabeth (QEC)”, disse um porta-voz do RN à Jane’s. “Esse teste permitirá efetivamente que o MV-22 seja capaz de operar com os 2 porta aviões classe QEC 24 horas por dia e, especificamente, permitirá que motores dos caças F-35 sejam entregues ao navio a qualquer momento para atender às tarefas operacionais”.
O HMS Queen Elizabeth, juntamente com o destróier HMS Dragon (D 35), a fragata HMS Northumberland (F 238) e o navio-tanque RFA Tideforce (A 139) , estão atualmente operando na costa leste dos EUA como parte do exercício ‘WESTLANT 19’.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN