O Projeto “Museu Marítimo do Brasil”, fruto da parceria entre o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) alcançou, em 28 de janeiro, mais uma conquista, com a assinatura do contrato que dá início à Fase 2 desta iniciativa que entregará ao País seu primeiro museu marítimo.
O contrato foi celebrado entre o DCAMN e a equipe capitaneada pelo arquiteto e urbanista Rodrigo Quintella Messina, vencedor do Concurso de Estudos Preliminares de Arquitetura para o vindouro museu, em 2021. Assinado pelo Diretor Departamental do DCAMN e Vice-Diretor da DPHDM, Capitão de Mar e Guerra (T) Fábio Bittencourt Quirino, e por Messina, o documento prevê a elaboração de um Projeto Executivo de Arquitetura e de Projetos Técnicos Complementares para a construção do futuro Museu Marítimo do Brasil, que visa integrar e pensar o mar e a cidade sob óticas culturais e multidisciplinares.
Para o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, presente remotamente à cerimônia de assinatura, essa contratação representa “um marco para dar cada vez mais materialidade” a um equipamento cultural que “volta os olhos para esse mar que atravessa a nossa história”.
Segundo Rodrigo Messina, é uma “felicidade participar deste momento histórico e integrar esse debate importante sobre a cidade em interseção com o mar”.
Colaborador de Messina no projeto ganhador do concurso, realizado pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) no ano anterior, o arquiteto e urbanista Martin Benavidez resumiu o sentimento de sua equipe em estar ao lado da Marinha. “É um privilégio e um compromisso com a qualidade do projeto.”
FONTE: MB
Museu Marítimo é o AMRJ…
Um absurdo ! Vão desmantelar um casarão com arquitetura colonial / imperial em uma região historica substituindo por um prédio moderno !!!!
Descaso com a historia, descaso com a arquitetura local.
Amigo, o prédio não é colonial. Foi construido nos Anos 90….é um prédio FAKE para imitar a arquitetura dos outros prédios da região…Ali histórico mesmo só o pier que fica o prédio “colonial” que vai ser demolido.
Quanto ao pier será preservado.
Projeto interessante para fomentar na sociedade a importância do Mar e suas potencialidades. Li na Revista Marítima Brasileira (V 141, nº 10/12 out/dez 21) que a construção buscará aporte financeiro por meio de Parceria Público Privada (PPP), para tal foi inscrito um projeto no Programa de Parcerias para Investimento (PPI) do Governo Federal, sendo que o BNDES realizará um Estudo de Viabilidade Econômica, previsto para ser iniciado em JAN22.
Realmente usar o orçamento da MB para construir e manter um outro Museu não cabe, Marinha é navio…
Complicado!
Nao deveriam usar o dinheiro da Marinha pra este projeto , acho que esta faltando grana na MB para manter o meios…
Quanto tempo mesmo os Caças AF-1 Skyhawkicara da MB ficaram sem usar o seu canhão?
Agora eu entendi
A MB está deliberadamente deixando a frota de superfície se acabar, para virar “acervo” para esse museu.
E depois tem gente que fala que a MB não tem planejamento. Tem sim!
Só precisa ser estudado…
Está Cheio de Peças pro museu espalhados pelos mares e rios do Brasil em atividade na MARINHA ,, sem mencionar a Mentalidade de algumas pessoas .
Museu ⁉️
Temos um **Museu a Céu Aberto **pronto
..Precisamos é de Novidades, investimentos em Tecnologia Militar e em faculdades .
Isso é exagerado Desperdício de Dinheiro Público !