Os exercícios da OTAN mais uma vez demonstraram as poderosas capacidades de defesa aérea do míssil Aster da MBDA, em fornecer proteção de longo alcance contra ameaças aéreas complexas.
O exercício Formidable Shield viu quatro lançamentos bem-sucedidos do Aster conduzidos pela Royal Navy, Marine Nationale e a Marina Militare Italiana contra alvos supersônicos, subsônicos, rastejando e manobrando.
O exercício foi realizado na Cordilheira das Hébridas, no Reino Unido, para testar as capacidades de Defesa Aérea no NATO Integrated Air and Missile Defence (NATO IAMD), sendo o maior exercício desse tipo na Europa. A manobra contou com treze países membros e vinte navios de guerra, que cooperaram para testar suas capacidades integradas de defesa aérea em uma série de cenários desafiadores, com o Aster destruindo todos os alvos no primeiro impacto.
Durante o exercício, a fragata FREMM italiana Carlo Margottini (F592) disparou com sucesso um Aster 30 contra um alvo supersônico Coyote GQM-163A e um Aster 15 contra um alvo Firejet. Ao mesmo tempo, a fragata FREMM Bretagne (D655), da Marinha Francesa, disparou um Aster 30 contra um alvo supersônico Coyote GQM-163A, e o HMS Defender (D 36), da Royal Navy, disparou com sucesso um Aster 30 contra um Firejet.
FONTE: MBDA