Por Robson Bonin
O Ministério da Defesa estuda formas de encontrar recursos para manter em atividade a linha de produção de submarinos no Rio de Janeiro. Já há vaga ociosa no estaleiro.
Recentemente, o ministro José Múcio teve uma conversa com Lula para tratar do tema. A ideia é aproveitar o projeto desenvolvido em parceria com a França para ampliar as unidades, seja para uso do Brasil ou para exportação.
O Prosub foi criado por Lula, em 2008. O primeiro submarino convencional construído no lugar, o Riachuelo, entrou em operação em setembro passado, sendo incorporado ao Setor Operativo da Marinha do Brasil.
No mesmo caminho do Riachuelo, o Humaitá, outro dos quatro submarinos convencionais, está passando por testes. Os outros dois, Tonelero e Angostura, estão em diferentes estágios de construção no estaleiro em Itaguaí.
Estrela do projeto, o submarino de propulsão nuclear Álvaro Alberto sofre com atrasos de verbas desde o governo de Dilma Rousseff.
FONTE: Revista Veja
Tirando o FATO que notícias militares na VEJA não tem credibilidade ALGUMA.
É verdadeiro que após a finalização da quarta unidade da Classe Riachuelo o estaleiro ficará sem serviço.
A solução não pode ser mais simples uma vez que o imenso litoral Brasileiro comporta uma NECESSIDADE muito maior que apenas quatro submarinos convencionais.
Da mesma forma que TODOS aceitam que é necessário um segundo ou mesmo um terceiro lote de caças GRIPEN…
É igualmente NECESSÁRIA a aquisição de pelo menos um segundo lote de mais QUATRO submarinos convencionais da Classe Riachuelo…
Límpido como a água de uma cachoeira…
Revista Veja??? Sério isso?
Uma vez conversei com um oficial francês que participou do acordo que criou o prosub. Uma das condições para os franceses toparem transferir sua tecnologia para a ICN, era que a produção do combustível usado nos scorpene BR continuaria na França. Ou seja, a hora que eles quiserem fechar a torneira, os 4 Scorpnes BR ficam paralisados. Mesmo assim, para manter os empregos e aperfeiçoar as habilidades e expertise adquiridas, eu apostaria em um novo lote de mais 4 Scorpennes BR para ocupar a mao-de-obra da ICN até o lançamento do SN Álvaro Alberto, em 2029 se não ocorrer nenhum atraso mais. E se o Alvinho sair como planejado e der certo mesmo, depois é fazer mais encomendas de submarinos nucleares para manter a ICN 24 horas a todo vapor. Uma frota de 13 submarinos convencionais ( 5 ikl’s modernizados + 8 Scorpene BR ) desencorajaria qualquer esquadra de se aproximar da ICN para fazer alguma “graça” e junto com um sistema de artilharia antiaérea eficiente, dariam a segurança necessária para que o Alvinho e seus outros irmãos fossem construídos em tranquilidade. A Índia comprou 6 Scorpenes com transferência de tecnologia e gostou tanto que recentemente, encomendou mais três. Por que nos não podemos fazer o mesmo?
Du “que a produção do combustível usado nos scorpene BR continuaria na França.”
Por favor, pode dizer qeu combustvel é este?
Um combustivel especial. Vem da França assim como o do futuro submarino nuclear virá da Rússia.
Querido não fale BOBAGEM o único COMBUSTÍVEL que um submarino convencional precisa é DIESEL portanto tua informação é mais FURADA que uma peneira…
Talvez aja algo como um Lubrificante ou coisa secundária parecida MAS algo desse tipo é coisa que você aceita e depois nacionaliza NA MARRA se tiver competência técnica.
O que graças a Deus temos de sobra no Brasil…
Portanto não atocha que isso é muito feio!!!
Não é óleo diesel que move os scorpene BR. É outro combustível que só os franceses sabem fazer.
HA HA HA NON SENSE PURO!!! Não DELIRA…
Acho que o tal francês da tua imaginação atochou e tu acreditou!!!
IMAGINE ter um Submarino que para a Marinha do Brasil USAR tem de ficar por décadas na dependência de se IMPORTAR um combustível misterioso que só os franceses sabem produzir!!!
Como diria o padre Quevedo ISCTO NON ECXISTRE!!!
KKKK, Complicado..
é cada uma que a gente lê .
Vozes da minha cabeça kkkk muita criatividade
Boa noite Padilha ainda é possível a MB comprar o navio inglês wave ruler?
Obrigado.
O ideal é fazer alguma coisa constante
Se não estou enganado
Os EUA financia incansável a sua indústria bélica, mesmo não tendo oponente a altura
Criam projetos atrás de projetos gerando trilhão de investimento na indústria própria
Isso gera emprego e movimentação do PIB
Cópia as coisas boas do mundo
Vamos lá
O Brasil precisa estudar bem a sua atual citação e fazer uma grande reforma no funcionalismo público (civil, militar e politico).
O presidente Lula por ser sindicalista, qualquer coisa q se apresentar como forma de construir no país desenvolver a indústria e gerar empregos, ele “abrassa”, visto como plano do seu governo investir em defesa, como anunciou na empresa passada.
A situação econômica do país é delicada, visto a crise econômica da pandemia e gestões presidenciais anteriores. Temos uma grande reserva de dólares no exterior q não serve p nada, poderiam diminuir ou acabar, pq somos um grande país de riquezas naturais e não precisamos de reservas p provar nada e outra com a taxa selic de 13,75%, ninguém vai querer abrir empresas, comércios e outros setores no Brasil com juros tão altíssimo q só beneficia alguns poucos com os rendimentos.
Alguns pensadores e estudiosos de administração, economia…, dizem q em período de crises o negócio é investir, q faz girar a “roda da economia”.
O esquema é dar soluções, respostas e não criticar, se é o país todos temos a obrigação de fazer as nossas partes ou “lição de casa”.
Namaste.
Abraço.
Se o governo começar a retirar as reservas o governo americano começa a colocar barreiras a nossos produtos exportados pra lá, se o governo continuar aumentando as reserva e comprando os papéis do tesouro americano o governo consegui barganha um fatia maior para os produtos Brasil exportado pra lá e diminuir o protecionismo americano em troca de reservas em dolares.
Fala sério cidadão! A culpa agora é de todos os servidores públicos? Eles existem no mundo todo, assim como as reservas internacionais. Vamos aprender como as coisas funcionam e suas necessidades antes de divagar tanta abobrinha? Até a bem pouco tempo atrás tudo de ruim era culpa dos aposentados. Mas é isso aí, tirem todos os serviços públicos e servidores, que aliás tenho certeza de que faz uso e zerem as reservas. Sem dinheiro para necessidades, com certeza você precisa nos ensinar como vivemos melhor.
Agora vai ficar essa batata quente pro bolso do contribuínte. Essa era a pedra mais cantada do mundo. Criou-se uma estrutura gigante, cara e complexa para construir quatro submarinos mas parece que ninguém pensou no que aconteceria depois. É óbvio que num determinado momento não existiria mais demanda. Vão fazer o que agora? Encomendar mais duas unidades que a Marinha não vai poder manter? Ela já enconstou alguns IKL por não ter recursos pra mantê-los. E se essa estrutura toda for perdida, vai levar junto o sonho delirante do submarino nuclear junto.
Calma po, tem que lembrar quantos politicos aqui e mundo a fora, como militares ganharam com esse projeto po, tudo me nome da soberania nacional
O nome disso é complexo de vira-lata. São brasileiros que vivem detonando seu próprio país.
Parceiro, um país do porte e da importância do Brasil precisa de pelo menos uns 10 submarinos convencionais e uns 3 submarinos de propulsão nuclear. Lembre-se que, quem tem um, na verdade não tem nenhum e quem tem dois, na verdade tem um. Ocorre que, todo equipamento naval precisa passar por constantes revisões, manutenções, reparos e modernizações. Portanto, além da demanda da própria Marinha do Brasil; existe um grande potencial para o Brasil exportar submarinos para Argentina, Peru, Colômbia, Equador; além da África do Sul e outros países africanos.
O orçamento de defesa ronda a casa dos US$ 20 bilhões por ano sendo que, desse valor total, mais de 80% é gasto com pessoal. Me incomoda muito ter que trabalhar quase metado do ano pra ver o dinheiro dos meus impostos ser empregado de maneira tão ineficiente. Não sei onde isso se encaixa no tal complexo de vira-latas. O fato é que esse país nos toma muito e nos oferece pouco.
Sobre ter 10 submarinos convencionais e uns 3 submarinos de propulsão nuclear, concordo que um país do nosso tamanho e potencial deveria ter até mais, mas pra um país com o nosso peso político e importância no mundo atual, pra um país que quer ser visto como grande mas que se abstém de tomar decisões e prefere tomar posições dúbias, 4 submarinos convencionais já está de ótimo tamanho.
Agora uma pergunta: o amigo realmente acha que Argentina, Peru, Colômbia, Equador e África do Sul estão em condições de comprar algum submarino novo?
Todo mundo quer forças armadas fortes e bem equipadas mas os militares podem ganhar salários vis.
Esta divergência só mostra como o assunto é pessimamente visto no Brasil;
Segundo, a parte de Pessoal ter uma percentagem tão ALTA no Orçamento Militar no Brasil é porque a quase um SÉCULO a CONTABILIDADE ORÇAMENTÁRIA do governo Brasileiro inclui no orçamento militar as despesas com militares e pensionistas como parte do orçamento de DEFESA!!!
Um conluio POLÍTICO HIPÓCRITA onde tanto os chefes militares e os congressistas ESCONDEM o quão pouco efetivamente o país gasta com sua DEFESA, “superfaturando” uma falsa percentagem participação da DEFESA no PIB que esconde a nossa VERGONHA pois este é o parâmetro internacional para comparação de investimento de países em sua DEFESA.
Descontadas as despesas com inativos e pensionistas o Brasil cai de quase 2% para talvez algo como 0,7 ou 0,8 % do seu PIB em DEFESA o que colocaria o país numa posição VEXATÓRIA a nível MUNDIAL…
Claro q é culpa do brasileiro .. basta olhar quem está na gestão do país ! Temos mania de jogar bomba atômica em nos mesmo.
O viajante do mundo maionese, Argentina, Peru e Equador não tem e dinheiro nem para um bote salva vidas. A África do Sul tem os U 214 com pouco uso. Lembrando que dez submarinos na MB só cabem na tua mente perturbada, pois nos últimos 10 anos não conseguiram manter e operar cinco “fusquinhas” que são os IKLs
Prezado
Mais cedo ou mais tarde, a Argentina sairá da crise econômica e precisará reequipar sua arma submarina.
Além disso, todos os países que eu mencionei, tem frotas submarinas envelhecidas e que também precisarão ser substituída em breve (breve, em termos militares significa 10 anos).
Acho curioso como tem brasileiro que pensa pequeno. Pelo seu raciocínio; a Embraer também não deveria existir. Mas existe.
Mais cedo ou mais tarde? A Argentina é um país quebrado, não tem crédito pra nada. O único país no mundo que empresta pra mal pagador são os chineses, mas costumam cobrar a alma em troca. Meu amigo, esses países não tem dinheiro pra isso. SE algum dia eles forem comprar algum submarino, vai ser de segunda mão. SE por algum milagre conseguirem comprar algum submarino novo, não há garantia nenhuma de que fossem comprar da gente.
Não é questão de pensar pequeno, mas sim pensar com o bolso. Esse programa de submarinos é um vertedouro de dinheiro. Acorda desse seu delírio, jovem.
Reze para mais cedo ou mai tarde o Brasil não virar uma Argentina,do jeito que ad coisas estão indo,só na cabeça dos militontos ;pois a realidade é bem sombria.