No período de 23 a 27 de outubro, a EMGEPRON apresentará o seu projeto de embarcação autônoma durante a Operação MINEX-2023, a primeira operação da Marinha do Brasil (MB), a ser realizada no País, com embarcações não-tripuladas.
A operação será conduzida pelo Comando do 2º Distrito Naval, com o apoio do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM), sediado em Salvador-BA, quando ocorrerá o lançamento real de minas navais de exercício em área de treinamento da MB.
Para tal, o USV SUPPRESSOR X será empregado no evento, configurado com radar de navegação e 3D LIDAR, além de antenas de comunicação rádio e satélite, bem como sonar multifeixe de casco e sonar sidescan, além de também ser configurado com um Veículo de Operação Remota (ROV).
O projeto USV SUPPRESSOR, desenvolvido pela EMGEPRON, em parceria com a TIDEWISE, é o primeiro do mercado de defesa brasileiro e da América Latina com a finalidade de realizar a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no País. Proporcionará inovação tecnológica à capacidade operacional em atividades complexas no mar, com redução de custos e de exposição humana a riscos, como na guerra de minas.
Bom dia Guilherme ainda existe possibilidade da MB construir navios caca minas com compósitos?
Obrigado
Abs.
Boa noite amigo Guilherme esses ROV será o meio que a MB vai usar na guerra anti minas?
2 A MB já tem o projeto do Napa BR 500 pronto?
Obrigado.
Fábio,
Será avaliado na MINEX-23.
Abs,