MARINHA DO BRASIL
BOLETIM Nº 632 DE 08 DE SETEMBRO DE 2015
COMANDANTE DA MARINHA
MENSAGEM DO CM ALUSIVA AO RESGATE DE REFUGIADOS PELA CORVETA BARROSO
Meus comandados!
Com enorme orgulho assistimos, no fim de semana passado, a competente ação do Comandante e Tripulação da Corveta Barroso no resgate e transporte a salvo para terra de mais de 200 refugiados – homens, mulheres e crianças – que, nas águas do Mediterrâneo, fugiam dos horrores de conflitos fratricidas.
Em nenhum momento houve hesitação por parte de nosso pessoal, aí também incluída a Cadeia de Comando, quanto às medidas tomadas, seja na decisão de, cumprindo a Lei do Mar e os ditames humanitários, fazer a rápida aproximação da cena de ação e recolher os refugiados, seja na faina de embarque propriamente dita, ou ainda na assistência que foi prestada àqueles que de tudo precisavam: cuidados médicos, agasalhos, alimentação, água e conforto.
Ao analisar o ocorrido, constatamos que as ações, que inicialmente pareciam conter uma grande dose de voluntarismo e de improvisação para enfrentar uma circunstância inopinada, caracterizaram, na realidade, padrões de elevado profissionalismo de uma tripulação que ao bem se preparar para a missão de paz que vai desempenhar no Líbano, acabou mostrando-se capaz de superar uma complexa situação de apoio humanitário.
O êxito alcançado foi fruto desse intenso adestramento e, acima de tudo, do elevado espírito marinheiro que deve permear nossas tripulações.
Na Ordem do Dia alusiva ao Sesquicentenário da Batalha Naval do Riachuelo, afirmei que a vitória naquela ocasião não foi apenas fruto do destemor de nossos heróis, mas principalmente consequência do esforço de preparação de uma Marinha que, desde seus primórdios, destacou-se por cultivar profundo profissionalismo mesmo em períodos de enormes carências ou inadequações de meios, e que assim continua sendo nos dias de hoje.
Foi esse patrimônio de valor e profissionalismo que por certo inspirou aqueles que, na noite do dia 4 de setembro de 2015, escreveram uma bela página da história naval brasileira e nos fizeram renovar a fé nos destinos de nossa querida Marinha. Por algumas horas estivemos todos nós marinheiros, todos nós brasileiros, embarcados na Corveta Barroso torcendo pelo sucesso da faina de resgate.
BZ Corveta Barroso e a todos os que concorreram para o final feliz desse episódio!
EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA
Almirante-de-Esquadra
Comandante da Marinha
É um orgulho imenso termos uma marinha tão carente de meios , porém gigante de heróis. Obrigado Marinha do Brasil
Não há adjetivos em nosso vernáculo que possam retratar o sentimento e as emoções que sentimos ao testemunhar, mesmo que à distancia, um evento de tamanha magnitude humanitária sendo protagonizado por homens que em tese são treinados e preparados para a guerra. Esses refugiados se viram diante de um paradoxo gratificante e inesquecível. São guerreiros acolhendo os que fogem da guerra.
As imagens retratadas nas fotos e que captam os olhares daqueles pequeninos nos dão uma idéia do significado da ação desempenhada pelos nossos bravos guerreiros do mar. Como não se emocionar? como não se indignar? como não reagir diante de tamanha indiferença?
Um verdadeiro guerreiro conserva a pureza no seu coração e não exita ao ter que tomar uma decisão. Parabéns aos que integram a Corveta Barroso! – e à Marinha do Brasil pela sua formação e destemor
BZ! Cv Barroso honra seu pais e o nome e ostenta. Tos os Brasileiros estão torcendo por vocês.
Continências ao Cv Barroso!
Merecido elogio de nosso Comandante da Marinha.
Parabéns tripulantes! Os senhores honram a farda que vestem ao preservar a vida no mar, ainda mais que houve crianças e bebês envolvidos.
Nos desfiles da independência vocês foram esquecidos pelas autoridades (só lembrados por um comentarista) mas os patriotas de verdade, que de fato se preocupam com o Brasil, tem os senhores como verdadeiros heróis e representantes do que é o povo brasileiro, e sua humanidade jamais será esquecida.
Ao mesmo tempo, colocam a corveta Barroso como um navio de destaque de nossa marinha. Ela levou muito tempo para ser construída e quando da mostra de armamento nossa querida imprensa, que só sabe reclamar, ignorou esse que hoje é um orgulho da frota naval (sem desmerecer as outras embarcações).
Mas não faz mal! Essas atitudes em nada diminuem a importância dos senhores para os brasileiros, bem como da corveta Barroso como um navio que marcou seu nome na longa história da Marinha do Brasil.
Vocês são nossos heróis!
Mais infeliz talvez seja aproveitar um feito heroico da MB pra fazer política partidária neste espaço.
BZ MB!
Nada nem ninguém vai manchar esse feito extraordinário da nossa MB, que em última análise é o Brasil e seu povo ali tão bem representados.
A Presidente deveria ir, pessoalmente, parabenizá-los, mas nem se quer uma mensagem de congratulações deu.
Eu, no lugar dela, teria aproveitado o dia de ontem para, não só celebrar o dia mais importante do ano para o País, congratulá-los pelo feito. Infelizmente temos uma Presidente covarde perante a opinião pública, devido as constantes demonstrações de incompetência administrativa, afora ser a principal representa de um partido repleto de usurpadores do erário público.
Lamentável!!!
BZ MB.
Parabéns a todos os tripulantes, parabéns à MB!!!! O país tem orgulho de vcs!!!!