O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado de 19 delegações de Marinhas Amigas, visitaram nesta quinta-feira (8) as instalações do Complexo Naval de Itaguaí (CNI), localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes os Comandantes das Marinhas da Argentina, Camarões, Guiana, Namíbia, Peru, Rússia e Uruguai. Também compareceram as representações das Marinhas de Angola, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Japão, Moçambique, Nigéria, Países Baixos, Paraguai, Senegal e Turquia.
Após serem recepcionados pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o Comandante da Marinha e as comitivas assistiram a uma palestra sobre os principais aspectos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Na sequência, percorreram as instalações do Estaleiro de Construção, onde conheceram o sistema de construção aplicado aos Submarinos “Humaitá” e “Tonelero”.
Em seguida, observaram as principais edificações do CNI e suas atuais capacidades. O percurso foi complementado pela visita ao Departamento de Treinadores e Simuladores (DTS), onde conheceram os Simuladores Tático e de Imersão, utilizados para a formação e o adestramento das tripulações dos Submarinos Classe “Riachuelo”.
Esse encontro, inserido no contexto das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil, teve como objetivo apresentar às Marinhas Amigas a infraestrutura e as potencialidades industriais do Complexo, considerado um dos mais modernos do País, para construção, operação e manutenção de submarinos e de outros meios navais.
Muito agradecido pela atenção.
Marinhas amigas? Desculpem, com todo respeito, mas não entendi. Alguém poderia explicar o termo “amigas” neste contexto?
Ué, amigas no sentido de que sao países quem temos bons relacionamentos e trocas de experiências técnicas e comerciais.
No sentido da reciprocidade, que quando somos lá recebidos, nós dão esse mesmo tratamento…