COMANDO DE OPERAÇÕES NAVAIS
COMANDO DO 1ºDISTRITO NAVAL
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO
CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 01/2023 (Processo Administrativo n°62002.007852/2023-60)
O Capitão de Mar e Guerra (IM) ANDERSON SOARES SILVA, Ordenador de Despesas do Comando do 1º Distrito Naval, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, especialmente a Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores; e
Considerando que os termos do resultado de habilitação e julgamento, efetivado pela Comissão Especial de Licitações, com base nos autos do referido Processo Licitatório, além da inexistência de recursos administrativos pendentes de julgamento e resposta, e diante da aparente legalidade dos atos praticados, RESOLVE:
Proceder a HOMOLOGAÇÃO do procedimento de licitação instaurado sob a modalidade e numeração de CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL PÚBLICA Nº 01/2023, que visa à aquisição, entrega e recebimento de 02 (duas) Lanchas especializadas em serviços de Busca e Salvamento (LSAR), para serem entregues na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), conforme condições, quantidades, qualidade, requisitos técnicos e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos; e
ADJUDICAR o objeto do supracitado certame à empresa declarada vencedora, DAMEN WORKBOATS B.V, RSIN (equivalente ao CNPJ): 860792146; CCI: 76792595; e DUNS: 493266376, que apresentou proposta de preço,correspondente ao valor global, de EUR$ 3.564.780,00 (TRÊS MILHÕES, QUINHENTOS E SESSENTA E QUATRO MIL E SETECENTOS E OITENTA EUROS), e foi considerada habilitada em vista da apresentação dos documentos conforme requerido no instrumento convocatório.
Autorizo, portanto, que a Comissão Especial de Licitação proceda à sub rogação do Processo Licitatório com vistas à contratação do objeto homologado e adjudicado.
Rio de Janeiro/RJ, 05 de dezembro de 2023.
ANDERSON SOARES SILVA
Capitão de Mar e Guerra (IM)
Ordenador de Despesas
Qual o comprimento e velocidade maxima da lancha?
Quando a FAB adquiriu mais dois Hermes 900, surgiram comentários questionando a decisão, e, na época, o então comandante disse que, além do Hermes 900 ser uma plataforma já testada, não havia similar na indústria nacional.
O Preço é um Absurdo , isso é Fato.
Outro sim, . é a crítica dos Resgatados , pela Fadiga do jato d”água ( rebojo )no quadrante do Resgate ( Saída dos motores.).
Em Águas calmas o efeito é amenizado pelo desengate do câmbio ( acelerador ) , mas em Águas agitadas , é complicado
Absurdo comparado com o que?
Não foi cara, não é uma lancha comum, tem motores de alto desempenho para atingir altas velocidades, indispensável para salvamentos; tem desenho exulto tanto para enfrentar ambiente naturalmente adverso como para facilitar sua ocultação, construída em material típico e capacidade de contramedidas eletromagnéticas avançadas, para conseguir entrar em áreas próxima ao inimigo, dotadas de outros componentes classificados.
São embarcações para busca e salvamento!
(resgate)
É lamentável, tenho certeza que tanto a DDG, quanto o Inace, e a GESP, teriam condições de atender essa necessidade da MB, se à MB tivesse proposto os requisitos para o mercado nacional, sabendo ainda que temos a Engeprom para participar dos requisito como também colaborar com as empresas no projeto, gerenciamento e construção das embarcações.
Obs: lembrando que as empresas acima já possuem projetos similares ao SAR 1906 boat da Damen.
Bom dia
Pensei o mesmo que vc Tomcat.
Porém, podem existir critérios técnicos desconhecidos por nós, que estão além da capacidade nacional atual.
Os critérios são para tentar não entubar com algo de “conteudo” nacional com ToTs” amplas custando o dobro do valor e sendo entregues no triplo do tempo, e ainda por cima torta, enjambrada e cabrada, para depois a Marinha gastar baldes de dinheiro para acertar as gambiarras
Mais de 18.8 milhões de reais por apenas 2 lanchas??? Será que não temos uma solução nacional menos custosa e que poderia ser adquirida em maior quantidade ???
Não, não temos..Qualidade e custos compatíveis são duas coisas que não existem hoje no Brasil de forma rasa. Temos os maiores custos trabalhistas do mundo e seguramente uma das legislações tributárias mais complexas, injusta e desonesta. Hoje, uma parcela dos trabalhadores Brasileiros que não querem ser literalmente roubados pela contribuição sindical absurda imposta pelos pelegos que querem.viver as custas de quem produz. Tem também a produtividade, bom aí é melhor não entrarmos porque pode causar depressão.
Ahh, e hoje temos de volta o “amor”. Seguramente se um pequeno estaleiro ganhasse em seguida alguém do ‘amor”que iria fazer uma visita social para receber o leite das crianças .
Parabéns a MB por uma raro momento de pragmatismo e lucidez.
O amor está insaciável !!!
Um jeito simples de responder sua pergunta é ver se alguma empresa nacional participou da concorrência.
Se não participou é porque não temos ou, mais improvável, a empresa não quis participar.