Em cerimônia realizada no dia 3 de outubro, que contou com as presenças do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, e do Comandante do 8º Distrito Naval (8ºDN), Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, o Navio-Patrulha (NPa) Guajará (P 44) foi transferido ao Comando do 8ºDN e à subordinação do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste.
Também participaram da cerimônia diversas autoridades civis e militares, entre as quais o Diretor-Presidente da Amazul S.A., Vice-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro (ex-Comte do 8° DN), os presidentes da Sociedade Amigos da Marinha de São Paulo e Santos e representantes da comunidade marítima.
Com a chegada do novo meio, haverá um salto qualitativo na capacidade de atuação do Comando do 8º Distrito Naval, na sua área marítima de jurisdição, com reflexos positivos nas ações de Patrulha Naval, Inspeção Naval, salvaguarda da vida humana no mar e de prevenção à poluição hídrica, a serem conduzidas tanto de maneira isolada como em cooperação com outros órgãos. Espera-se atender os objetivos e anseios da sociedade, relacionados à presença da Marinha do Brasil no litoral dos estados de São Paulo e Paraná.
FONTE E FOTO: MB
Já me sinto mais seguro com esse patrulhinha por perto.
Ainda fazem cerimônia pra entrega de uma única embarcação que ao ver já aparenta obsoleta para a patrulha marítima (que pelo jeito nunca teve) de um litoral importante como o de São-Paulo, se fosse só o litoral paranaense (96 km) é até vai, mas uma extensão dessa tinha que ser no mínimo umas três embarcações novas. Tudo concentrado no Rio de Janeiro pra mim isso é um erro estratégico.
Concordo plenamente .
A Marinha do Brasil é praticamente toda no RJ, uma vergonha!!!
A marinha tem que ser forte em todos os Estados que tenha litoral.
Seria bom ter navio patrulhas e lanchas rápidas de pronta resposta.
Seria bom ter uma Guarda Costeira com tem os EUA.