Por Edwaldo Costa
Brasília (DF), 10.09.2022 – A Marinha do Brasil (MB) realizou, neste sábado (10), na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, uma Revista Naval em continuidade às comemorações do Bicentenário da Independência.
O evento, que teve início às 10h, contou com a participação do Presidente da República, do Ministro da Defesa, do Comandante da Marinha e de outras autoridades. A bordo do Navio Patrulha Oceânico APA, eles passaram em revista aos 22 navios participantes, sendo 11 brasileiros e 11 estrangeiros. Durante a atividade, aeronaves da MB sobrevoaram o local do evento.
Nos últimos anos, a Força Naval participou de festividades alusivas à independência de países da América do Sul. Desta vez, representantes das nações amigas (Argentina, Camarões, Chile, Estados Unidos, México, Namíbia, Portugal, Reino Unido e Uruguai) vieram celebrar com o povo brasileiro os 200 anos da libertação do Brasil.
Cerca de 2 mil militares integraram a Esquadra Brasileira nos seguintes navios: Navio-Veleiro Cisne Branco, Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, Navio-Doca Multipropósito Bahia, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia, Fragata Liberal, Navio-Patrulha Oceânico Amazonas, Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, Navio Oceanográfico Antares, Submarino Riachuelo, Navio-Patrulha Maracanã e o Aviso de Pesquisa Hidroceanográfico Aspirante Moura.
O término das comemorações dos 200 anos da Independência está previsto para 2023. Em novembro deste ano, acontecerão as festividades alusivas aos 200 anos da Esquadra brasileira, componente fundamental da Marinha do Brasil cuja atuação é relevante para preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria.
FONTE: MD
A maior vergonha no Brasil, é saber que se formos enfrentar um país adversário em guerra, basta atacar o rio de janeiro que imerecidamente tem a base do Exército, da Força Aérea e Marinha, onde tudo se concentra no minúsculo estado, por que será? Só eles tem o direito? Que país se deixa concentrar suas forças armadas em um único estado? Lembrando que a maior costa marítima é a da Bahia e o 2 DN , apenas é figurativa…não temos na Bahia nada de Divisões, de Brigadas, de Artilharia (Recife), apenas lanchas na Marinha e que temos a maior base naval do Brasil e encontra-se praticamente inativa…triste…
Nossa gloriosa Marinha do Brasil.
Moro em pirapora mg, aonde tem era uma Capitania dos Portos hoje delegacia, cuja capitania foi deslocada para BH. Disponho de um livro embora meio danificado devido ao tempo, cujo livro tem a foto do primeiro desfile cívico cujo exemplar me foi doado pelo meu cunhado, fuzileiro naval paraquedista quando lotado na Ilha do governador. Sou piloto arrais e tenho um bom relacionamento com alguns militares ali lotados.
Guilherme
Bom dia
O navio maracanã já foi entregue à MB?
Ainda não Silvio.