Brasília, 24/06/2015 – A Marinha do Brasil procederá a contratação de voo para o transporte aéreo de 972 militares que irão integrar a força de paz das Nações Unidas no Haiti. As diretrizes estão na Portaria nº 1.350, de 17 de junho de 2015, do ministro da Defesa, Jaques Wagner. De acordo com o texto, a Força Naval deverá obedecer o inciso XXIX, do Artigo 24, da Lei 8666/93 – a Lei de Licitações, onde diz que é dispensável a licitação “na aquisição de bens e contratação de serviços para atender aos contingentes militares das Forças Singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo Comandante da Força”.
O artigo 2º da referida portaria informa que “os recursos orçamentários necessários para a efetivação da contratação mencionada no artigo anterior serão descentralizados por este Ministério do programa 2057 – Política Externa (Defesa Nacional), ação 20×1 – Participação Brasileira em Missões de Paz”.
Na portaria, o ministro Wagner faz algumas considerações como forma de justificar a contratação. Ele informa que o Brasil vem desde 2004 participando da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e que a Organização das Nações Unidas (ONU) só custeia um transporte de tropa por ano, e como o Brasil tem promovido o envio e retirada de militares a cada semestre, há a necessidade de contratação de voo privado.
Ele esclarece também que isso se dá mediante “a indisponibilidade de meios orgânicos das Forças Singulares em quantitativos e capacidades suficientes para o transporte integral dos militares e do material necessário”.
FONTE: Ascom
…………… problemas surgem com governos de quaisquer matizes e ideologias…governos anteriores ao de Dilma e Lula tbm pisaram na jaca,basta ver o quanto demorou pra se “achar” um avião de caça e mais alguém que fornecesse “tecnologia” para submarinos…..de modo “geral” pouquissimos governos se interessaram para a modernização e reequipamento condizentes com as FFAAs de um país com um território tão grande como o nosso…por ironia no governo do Lula realmente houve mais atenção ao problema da Defesa até motivado pela descoberta do Pré-Sal onde se garantiram maiores recursos às FFAAs…..e esses recursos DEVEM continuar independente de escandalos, fatalismos e pessimismos dos que alardeiam “quanto pior,melhor”…….
Nossa que esdrúxula situação forças armadas BR a culpa não é do povo e sim quem administra governa o Brasil .
Não vejo problema nenhum em transportar soldados em voos fretados, na guerra do golfo os E.U.A transportaram milhares de soldados, porque não podemos? Se fosse um país de primeiro mundo ninguém ia reclamar. E é muito fácil criticar o governo atual de não repassar verba, mas a marinha já vem se defasando desde o fim da ditadura militar.
………………realmente sente-se a falta do KC-390…se ao menos fossem pagos os papagaios devidos pelos Governo, o pelotão chegaria bem e num belo avião…………..entretanto…..
E o pior é que o problema da MB não se resolve da noite para o dia… Nem que por um milagre amanhã fossem aprovadas o reequipamento total da Marinha, Prosuper e Proanf ainda levaria mais de 10 anos para surtir efeito…
E pensar que já gastaram (conforme eu li) 2 bilhões nessa aventura no Haiti…..
É a crise
A crise mesmo comecou em 2002, so q poucos perceberam alem da ponta de seu proprio nariz. Este desfecho para o nosso pais ja estava desenhado, bastava ver ou ler sobre o curriculun q estes pseudo ladroes a titulo de governo eleito pela populacao ignorante apresentaram. So mentiras e mais mentiras…o unico projeto era o de poder pelo poder e infelizmente esta historia nao vai acabar tao cedo…..outros safos virao e darao continuidade a este estado de coisas pois as leis q eles mesmos produzem os liberam para tal…….so existem feudos e a populacao ……….. Sds
Verdade.
É a crise em um país MUITO mal administrado , mas, MUITO bem ROUBADO .
Como será o procedimento de envio dos materiais, veículos, spare parts etc para cumprimento da missão?
Se o elemento humano for transferido por via aérea, como será destes equipamentos?
Forte abraço ao DAN.
que vergonha a Marinha do Brasil transportando tropa em voo fretado.
A FAB ja fez isso este ano alugando aviões da Jordan aviation.A marinha segue no memso caminho.
Falência total das forças armadas.
Mais uma vez recorrendo a empresas civis para o transporte de tropas e material, infelizmente como a defesa não é tratada como assunto de estado e sim de “governo”. Meios para atividades como esta temos aos montes a disposição no mercado, a gigantesca demora para as compras e posteriormente entregas causam desconfortos como este.
Os 972 militares não vão ser transportados de uma vez só, ai podemos ver uma deficiência estratégica aonde não conseguimos nem dar o apoio necessário para as forças singulares, e também a falta que o KC-767MRTT esta fazendo.
Sempre falo que a necessidade destes vetores é imprescindível sem eles fica uma lacuna muito grande e acaba acarretando em custos desnecessários, e ai abre margem para supervalorização das licitações e assim por diante.
O Brasil como nação é a sétima maior economia do mundo mas suas forças armadas não refletem tal posicionamento, estamos passando pelo maior ciclo de renovação dos últimos 40 anos e já esta mais do que na hora de virarmos a mesa com relação a este ponto. Aeronaves de transporte estratégico como os C-17 cabem perfeitamente na nossa realidade o que nos falta é organização do governo.
Demonstrar para a sociedade a real importância das forças armadas também faz parte o povo tem que ser informado mais para que com o tempo entenda o processo como um todo e o quão fundamental é a defesa nacional.
Passo a passo poderíamos ir mudando a mentalidade da população e trazer o apoio popular,mas o mais complicado são é claro os políticos brasileiros eis o maior problema de todos.
Enfim desculpe o desabafo!
Tiago, o seu comentario esta correto …eh tamanha a indignacao q ficamos ao ler estas coisas q as vezes da vontade de apelar……..mas completando….cade os KC 767…nem a marinha tem mais condicoes de fazer ou levar qualquer coisa aquem de sua base na baia de guanabara….ta tudo apodrecendo em cima da agua e para todos verem da ponte rio nietroi…..vergonha nacional……………..arghhhhhhhh……sds
esta ai um bom motivo para apressarem o kc 390 ! e não atrasar os recursos para o mesmo !