A Marinha, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Empresa “Polinova S/A” assinaram um “Contrato de Licenciamento sem Exclusividade” para exploração da patente da Tinta Ferrugem Protetora® – uma tinta inovadora: formulada com a ferrugem formada sobre o aço, com o objetivo de igualar o potencial da ferrugem com o da tinta, evitando-se, assim, a corrosão; e única: aproximadamente três vezes mais potente do que os produtos similares encontrados no mercado. Produzida a partir do conhecimento e de tecnologias nacionais, a Tinta Ferrugem Protetora® já foi registrada no Brasil, nos EUA e na Europa.
A Tinta Ferrugem Protetora® é uma tinta anticorrosão, um primer destinado a ser aplicado em aços para a proteção de suas superfícies, desenvolvido a partir de estudos realizados nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, por um Oficial da Marinha e por um aluno civil, orientados por professores da UFRJ.
A “Polinova S/A” é uma empresa brasileira especializada na fabricação de produtos poliméricos e prestação de serviços técnicos para proteção e manutenção de plantas industriais onshore e offshore contra corrosão, vazamentos, desgastes abrasivos e danos estruturais. A assinatura do “Contrato de Licenciamento sem Exclusividade” prevê que a tinta poderá ser produzida, também, por outras empresas.
A Tinta Ferrugem Protetora®, que estará exposta no Estande da Marinha na 69ª Reunião Anual da SBPC, é um exemplo típico do desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação fundamentado no conceito da Tríplice Hélice do conhecimento científico, no qual o Governo, a Academia e a Indústria trabalham em conjunto, de modo harmonioso, interdependente e sinérgico.
Para mais informações sobre o Estande da Marinha, contate:
Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM)
Assessoria de Comunicação Social
Capitão de Corveta (T) Andrea Delduque – Assessora
E-mails: dgdntm.comunicacao@marinha.mil.br ou andrea.delduque@marinha.mil.br
Tel: (61) 3429-1809/(61)3429-1954
Cel: (61) 99176-2597
Serviço:
Evento: “69ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA”
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Campus Pampulha.
Período: 16 a 22 de julho de 2017
Horário: a partir das 9 horas
ENTRADA FRANCA
Brasileirodeverdade, talvez o Romário tenha sido irônico ao lembrar que nossas empresas de defesa, a menos de meia dúzia, estão sob o controle de empresas estrangeiras.
Romário, argumento furado, primeiro que Israel não é elite econômica, segundo que essa tecnologia é patenteada.
O próximo paço talvez seja transferir esse conhecimento para uma empresa dos EUA, Inglaterra ou Israel. Somente integrantes da Elite econômica mundial podem explorar inovações.
Brasileiros são os melhores mesmo, imagine se tivesse mais investimentos…isso tudo só me deixa mais orgulhoso do verde e amarelo!!!
Muito interessante. Há coisa de uns 15, 20 anos a FAB estava testando uma tinta que fornecia característica stealth às suas aeronaves. Depois disso, nunca mais ouvir falar mais nada. Alguém sabe o fim desse projeto?
Interessante, uma pergunta: Essa tinta ferrugem protetora irá ser utilizada nos novos submarinos ?
Em qualquer meio que a MB tenha. Poucos sabem, mas o NDM Bahia veio com uma pintura semelhante e o que ela tem de bom além da ação anti-ferrugem é o fato de dificultar a incrustação de cracas.
Parabéns. Isto, além de C&T, é inovação e bom exemplo da utilização de parceria público-privada em busca de novas tecnologias. É o modelo a ser seguido em todos os campos de pesquisa.