MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL
NOTA OFICIAL
Rio de Janeiro-RJ.
Em 01 de maio de 2022.
A Marinha do Brasil (MB) informa que, entre a última quinta-feira (28/04) e hoje, domingo (01/05), participou, em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), do apoio a uma operação da Polícia Federal, com o propósito de interceptar uma embarcação que navegava na costa brasileira, com suspeita de tráfico de drogas, e, se necessário, apresá-la.
O Comando do 1º Distrito Naval deslocou o Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, e planejou a interceptação da embarcação, com o apoio de uma aeronave P-3AM “Orion”, do 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação da FAB. Estavam embarcados no NPaOc “Apa”: Agentes da Polícia Federal, um Destacamento de Abordagem do Grupamento de Mergulhadores de Combate e militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.
O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, na quinta-feira (28/04), e demandou um ponto de interceptação do rebocador de bandeira brasileira, a 220 milhas náuticas (aproximadamente 407 km) da costa. O rebocador foi interceptado na tarde da sexta-feira (29/04) e, após a abordagem, foi constatado que transportava uma carga de drogas.
As sete pessoas que estavam a bordo foram apreendidas pelos Agentes da Polícia Federal e o Grupo de Presa do NPaOc “Apa” assumiu o controle do rebocador e iniciou o trânsito para o Rio de Janeiro.
Neste domingo (01/05), após a atracação no Rio de Janeiro, tanto os presos quanto o rebocador e sua carga foram entregues à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, que está conduzindo as investigações.
FONTE: MB
Que ótimo.
Espero que estas operações tornem-se mais rotineiras, especialmente focando nos navios asiáticos que desligam os transponders e fazem a proibida pesca de arrastão em nossas águas territoriais !
Aplausivel os ajustes tecnológicos
Olha o tamanho dos caras! Vemos que tanto o uso dos P-3 como dos aviões de alerta aéreo antecipado fazem a diferença em operações desse tipo. Se tivéssemos uma frota maior de submarinos espreitando as embarcações trambiqueiras, somadas aos navios patrulhas, essas apreensões seriam menos comuns. Bom trabalho ás equipes!
O que seria do azul se todos gostassem do amarelo. Do vermelho, então, nem se fala.
Como é horrível o novo emblema da MB. De graça sairia caro, mas infelizmente dinheiro público foi gasto para substituir o brasão antigo, tradicional e histórico, por essa aberração…
Meu caro, o emblema antigo permanece. Ele é tradicional. A modernização desenhada visa novos públicos. O novo emblema desenhado pode não agradar a todos, mas cumpre o seu papel de rejuvenescer a marca.
Astolfo,
A nova logo não substituiu o Brasão da Marinha, que continua sendo utilizado. A nova identidade visual foi criada para aproximar a instituição da sociedade com uma cara mais “moderna”.
Vai agradar a todos? Não, pois é impossível fazer isso. Inicialmente eu também não tinha gostado, mas entendi a mensagem da MB e hoje gosto muito dessa nova logo.
Abs,