Por Guilherme Wiltgen e Felipe Salles
No primeiro dia do Warship & OPV Latin America, o Contra Almirante Ricardo Della Santa, Comandante em Chefe da Esquadra do Uruguai, disse durante a sua apresentação que Armada da República Oriental do Uruguai (AROU), demonstrou o possível interesse em adquirir as duas últimas Corvetas da Classe Inhaúma.
Visando a substituição das Fragatas Uruguay (ROU 01) e Comandante Pedro Campbell (ROU 02), da Classe João Belo, a AROU está estudando alguns possíveis substitutos, como a Classe Cassiopea (já inspecionada e disponível para entrega em 2023) e Minerva da Itália, a francesa Classe Floreal, a Classe Famous da USCG, a argentina Classe Drummond (que será inspecionada na próxima quinzena) e a brasileira Classe Inhaúma.
Também estão no radar uruguaio os Navios de Patrulha Costeira, que podem ser da Classe Cyclone, da US Navy, ou da Classe Island, da USCG.
As conversas entre o Brasil e o Uruguai ainda não tiveram início e o CA Della Santa vai aproveitar a estadia no Rio para encontrar com o VA Cunha, Comandante em Chefe da Esquadra brasileira, para dar início nas possíveis tratativas.
A Corveta Jaceguai (V 31) tem previsão de dar baixa em Setembro desse ano e a Julio de Noronha (V 32) em 2024, quando do recebimento do primeiro Navio Classe Tamandaré.
O Warship & OPV Latin America é promovido pelo Defence IQ e acontece no Hotel Sheraton, de 25 a 27 de junho, no Rio de Janeiro.
Venda-as. Melhor do que vê-las alvejadas.
Bardini qual a principal diferença entre os napa500 e os macaes ? nao compensa terminarmos os 3 que faltam e fazer mais alguns ?
Deus meu, Marinha do Uruguai… Bota a grana em NPa 500t BR hora que sair o PRONAPA que muito mais negócio.
Caro Wiltgen: e os programas dos caça minas e navios patrulha oceânicos de 1000t? Alguma notícia?
faz doação dessas corvetas para o Uruguai, já estão bastantes desgastadas
Se a propulsão estiver boa e o casco em condições de uso, entao comprando se pode modernizar alguns sistemas, trocar alguns armamentos, fazer uma revisão geral de viagem e ta pronto para o uso por mais 15 anos.
Pelo preço cero na compra é claro…
Pois é na minha opinião é justamente ai que o Brasil peca, nossas forças e o governo deveria dar prioridade a este tipo de negócio onde com o valor dessas duas poderíamos ter uma novinha ou pelo menos 80% de uma nova, vamos dar baixa mesmo então que se priorize a venda e entrada de recursos mas com destino direto para aumentar o efetivo de meios e não pagamentos de pessoal ou dos meios já encomendados, somente assim vamos começar a ter uma esquadra nova e com quantidade suficiente pra defendermos o nosso território sem precisar disparar um único tiro, só não podemos é ficar bobos e querer dar uma de polícia pois quem manda no nosso pátio somos nós já na rua é bem mais caro de fazer isso e do jeito que esta hoje nem no nosso pátio podemos mandar por que não temos meios pra isso.
Tem boato que ela tem problemas estruturais incorrigíveis devido ao longo uso com o sobrepeso do canhão na proa!
Se existem tantas opções no mercado eu não me empolgaria com concretude deste interesse!
Carlos, o calcanhar de Aquiles da classe é a geração de energia… abraço…
Vamos esperar que não existam dois calcanhares de Aquiles… pensando bem… hahahahaha
Manda logo essas duas para lá; temos que pensar no futuro, uma esquadra enxuta e moderna vamos investir nossas tamandaré e novos navios patrulha de 500t.
Esse projeto de pouca estabilidade para operar justamente no Atlântico sul, provavelmente não vai ser uma boa combinação.
Boa noite amigo Guilherme há previsaão de compra de navios escoltas usados
para MB?
abraço.
obrigado.
Souto,
Por enquanto não.
Abs,
moderniza troca o canhão de 114 mm por um 76 mm ou mesmo de 57 mm os dois de 40 mm troca pelo de 30 mm ou deixa só um de 40 mm mesmo. um dos principais problemas dessas corvetas foi justamente o canhão de 114 mm muito pesado para elas.
Lixo para uns, luxo para outros
Ehhh, para alguns esta ruim, para outros ainda pode dar um pouco de proteção, necessidade e algo a se colocar na balança.!!