Por Luiz Padilha
A Marinha do Paquistão detectou e acompanhou um submarino indiano que entrou nas águas territoriais do Paquistão no dia 16 de outubro. Esta foi a terceira tentativa de incursão nos últimos tempos, afirmam os militares paquistaneses em comunicado. O vídeo, realizado por uma aeronave P-3C Orion da Pakistan Naval Air Arm, mostra a filmagem infra vermelha de um mastro de submarino nas águas paquistanesas.
A Marinha indiana possui submarinos alemães, russos e franceses, mas pelas imagens do vídeo, aparenta ser um dos submarinos Scorpenes no vídeo, onde o periscópio e o snorkel são semelhantes ao modelo francês.
onde são nosso p3?kkkkkkkkk ta de sacanagem…. ne? ahhhh deve ser pq temos alguns… acredito que não pois suas funções e emprego e propósito diferente… mas … deixo pro Padilha essa…rs
Impressionante como as imagens são nítidas. A assinatura do submarino na superfície – que é um vetor essencialmente concebido para ser quase que indetectável quando submerso – o torna vulnerável. Os nossos P3, suponho, tem a mesma configuração. Tenho curiosidade de saber se o próprio KC390 possui radar e flir com possibilidade de obter imagens similares.
As imagens são de infravermelho?