Por Fatima Bahtić
A Saab assinou um contrato para kits de radares navais Sea Giraffe AMB multifuncionais, para a atualização das fragatas da classe Halifax da Royal Canadian Navy (RCN). A atualização é baseada na necessidade da Marinha Real Canadense de manter a vida útil e melhorar o desempenho das fragatas da classe Halifax.
O trabalho será realizado em Halifax, Canadá e em Gotemburgo, Suécia, a partir de 2021, continuando até 2026. “Este pedido fortaleceu ainda mais nossa posição no mercado de radares e continua a excelente parceria que a Saab possui com a Marinha Real do Canadá”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da Saab Surveilance.
O contrato também inclui equipamentos associados e peças sobressalentes com um valor de mais de SEK 300 milhões ($ 32,8 milhões). O Sea Giraffe AMB é um sistema de radar de vigilância 3D multi-função para aplicações navais. Ele fornece vigilância aérea e de superfície simultânea de médio alcance e tem a capacidade de designação de armas. Ele pode detectar alvos aéreos e de superfície desde o horizonte até uma altura de 20.000 metros em elevações de até 70°, podendo lidar simultaneamente com várias ameaças que se aproximam de diferentes direções e altitudes, incluindo mísseis anti-navio sea skimmer.
Além disso, é especializado para detectar rapidamente alvos pequenos e rápidos em todas as altitudes e alvos de superfície pequenos, de acordo com a empresa. O Sea Giraffe AMB está instalado na corveta da classe Victory modernizada da Marinha da República de Cingapura e nos Littoral Combat Ship da classe Independence da Marinha dos EUA.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN