A Marinha do Brasil está utilizando o novo Terminal Terrestre, de 5ª geração, na Operação Ágata 9. O equipamento possui tecnologia de ponta com o propósito de realizar comunicação via satélite, conectando assim as Forças Armadas e o Ministério da Defesa, o que permite tráfego seguro de informações e controle aperfeiçoado das atividades desenvolvidas na operação.
Destaca-se a capacidade do equipamento em operar sob qualquer condição e em qualquer local, e a não necessidade de uso redes privadas de comunicação, o que garante independência das comunicações militares e aumenta a disponibilidade dos sistemas conjuntos das Forças Armadas. O Terminal foi adquirido este ano pelo Ministério da Defesa.
Sobre a importância da nova tecnologia, o Comandante do 6º Distrito Naval, declarou que “não há sombra de dúvidas que a Marinha do Brasil no Pantanal aumentou a sua capacidade de comunicações operativas, na fronteira oeste do País e, que por vezes, vivenciávamos dificuldades naturais da própria região”.
FONTE: 6º DN
Algumas áreas do exército usam tecnologia de ponta, outras são tão pobres que nem tem comida, difícil analisar, enfim, parabéns pela aquisição.
Bacana, quando lançarmos o satélite do MD já teremos toda a estrutura de recepção e envio de dados nas bases
estamos caminhando, isto é muito bom, não pode parar
Isto aí é banda KU.
Há segurança nas telecomunicações sim. Basta o sinal ser transmitido codificado.
O problema é se houver interferencia do “inimigo”. Aí vc não recebe mais nada.
Só completando…
Não há nada “de ponta” em se transmitir e receber em banda ku. As TVs via satélite fazem isto à decadas bem como os navios militares e civis, plataformas de petroleo usam este sistema para comunicação.
Tecnologia de ponta seria se o Brasil tivesse seu próprio satélite,notícia deturbada essa.