E mais uma vez, para você leitor do Defesa Aérea & Naval, mostramos em primeira mão o nosso “Falcão 01”.
Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
A Marinha do Brasil está recebendo hoje a primeira aeronave A-4KU Skyhawk II (AF-1B Falcão) matrícula N-1001, modernizada pela Embraer Defesa & Segurança, na sua unidade de Gavião Peixoto (SP).
O AF-1B é o resultado do programa de modernização AF-1M, celebrado entre a MB e a EDS em 14 de abril de 2009, durante a LAAD, que visa elevar a disponibilidade deste vetor e prover as atualizações necessárias, tendo em vista a atual defasagem de aviônicos e sensores com relação aos modernos caças existentes, e assim estender sua vida operacional até 2028, quando o NAe São Paulo (A-12) tem sua baixa prevista.
Após o recebimento, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), vai iniciar a avaliação operacional do AF-1B Falcão.
Face aos cortes que a pasta da Defesa está sofrendo, a próxima aeronave modernizada deverá ser entregue em dezembro deste ano.
SAIBA MAIS SOBRE A MODERNIZAÇÃO DO A-4:
Programa de Modernização dos caças AF-1/1A da Marinha do Brasil
Entrevista com o Gerente do Programa de Modernização do caça AF-1 da MB
Pena que por incompetência de um governo irresponsável a nossa amada pátria tenha que pagar, e fazer de tripas coração. Um Pais como nosso merece forças armadas dignas e a altura de um pais continental como nosso coberto de riquezas naturais mal exploradas e mal administradas.
Parabéns a Embraer e a Marinha do Brasil, demonstram hoje que são capazes de superar dificuldades.
As nossas Forças Armadas merecem o melhor pois defendem nós povo brasileiro. Que Deus nos ajude se houver uma guerra pois será catastrófico por irresponsabilidade de alguns políticos que só querem o que é de interesse próprio.
Apesar deu não apoiar NAe no Brasil , parabéns mesmo a EMBRAER , que mesmo com recursos escaços (?) conseguiu terminar uma aeronave .
Ficou muito bonito o A-4, sou um fã desse avião, essa paixão começou com os A-4 dos hermanos……rs..
Meus prezados,
A reincorporação desse vetor, ao contrário do que alguns falam , não se trata de um lance de sorte ou de luz no fim do túnel, mas sim de um planejamento meticuloso, de um esforço mensurado, de pura e real determinação sob as condições disponíveis. Tampouco se trata da luz no fim do túnel, pois sabemos das reais e exequíveis intenções da MB e dos seus programas estratégicos já em execução, a luz é bem mais forte e expressiva.
A reincorporação desses vetores dará a MB a oportunidade de reciclar , formar, adestrar e especializar sua doutrina e mão de obra em operações aeronavais e com emprego de meios no estado da arte. Assim sendo, estaremos fortalecendo e também preparando uma nova elite de pilotos, gestores embarcados e mecânicos prontos para assumirem o desafio de pilotarem e manterem em atividade a nova frota de aviões de caça da MB e atuarem no futuro NAe. Esse é o plano!
Torcer contra é até ceto ponto compreensível, mas por favor não vamos subnivelar.
Ficou bonito.
Vai ficar bem legal no museu, visto que o programa não terá continuidade.
Amigo, vc poderia nos dizer quem lhe afirmou isso?
Você leu bem o post sobre o assunto? Acho que não. Então sugiro que releia o mesmo para então entender que o programa continua ativo e bem ativo.
Tire sua dúvida lendo aqui: http://www.defesaaereanaval.com.br/marinha-do-brasil-recebe-primeiro-caca-af-1-modernizado-pela-embraer/
Não se emprenhe por asneiras ditas como verdade em outros sites. Cuidado com o que você lê. Não acredite em tudo pois tem muita notícia chutada bem longe da verdade por ai.
Fica a dica!
É isso aí. Quem sabe, sabe!
Alguém aqui está sendo enganado. O avião não está pronto e tampouco os avionicos estão integrados.
O que houve hoje foi uma peça teatral. Nos veremos o próximo capítulo desta peça em Gavião Peixoto.
Tadeu vc pode ser mais claro?
O avião está voando hj para se encontrar com os outros do esquadrão e vai fazer um treinamento com eles a partir de hoje.
Me diga para qual teatro o piloto deve levar o A4 que eu ligo pra ele e informo.
Fala sério. Não entre nessa de comentários falaciosos.
O AF-1B ficou mais bicudo ou é impressão minha?
Alguém sabe aonde foram parar os canhões ?
Amigo, eles serão instalados no esquadrão. OK? Abraços.
Serão instalados no esquadrão.
foi incorporado misseis bvr ?
não
foi incorporado misseis ir?
estamos estudando.
foi incorporado exorcet:?
ainda não mas quem sabe talvez….
foi incorporado bombas inteligentes de guiamento?
não, é necessário comprar o kit lizard etc…
Essa aeronave vai manter doutrina ou tem poder de dissuasão e ataque?
(essa ultima perguntinha foi hilária kkkkk).
Sou defensor desse caça e tbm do nae em nossa marinha , precisamos
demonstrar força de dissuasão para manter a paz, mas gastar muito
dinheiro para manter um grade alvo marinho e um caro alvo aéreo não dá .
(Essas perguntas se referem á entrevista de um almirante dada em março .
caco,
O NAe saiu uma bagatela… Se levarmos em conta tudo o que já foi gasto nele, não chega nem a um décimo do que seria necessário para construir um NAe novo do mesmo porte… E mesmo que se custe um bilhão de reais para os novos trabalhos, ainda será apenas uma fração do necessário para se ter algo novo… Idem para os Skyhawks.
Exatamente _RR_,
Some-se a isso 20 anos de operação com equipamentos bons… A MB vai pegar tanta experiência com operações embarcadas de asa fixa e as imagens serão tão belas, a força aumentará de tal maneira que irá comover tanto a população quanto os políticos que até a verba para a MB vai aumentar… E nunca mais ficaremos sem porta aviões na esquadra.
Topol. Isso é utopia.
Off Topic:
Estava visitando o site da marinha Do Brasil. Fui ver a relação dos navios. Atualizaram a baixa de uma Inhauma, retirando-a da lista. Mas será que na MB ninguém sabe que o G-31 Rio De janeiro deu baixa em 2012?
Poderiam ter alterado a pintura para um esquema de baixa visibilidade. Mas a pintura me parece que é exatamente a mesma da aeronave original. Merecia uma pintura nova, já que até a designação da aeronave mudou. Compreensível levando em conta o tradicionalismo excessivo da MB.
Que bom que os pilotos vão poder passar a voar instrumento com segurança.
Perguntaram sobre armamento. Armamento ?? Não precisa não, pra quê ? Manter doutrina já satisfaz.
Aliás, a MB criou mais essa variante no leque de missões dos aviões de combate: manutenção de doutrina.
Foi entregue o primeiro e único, durante um bom tempo, já que o programa de modernização foi paralizado.
Queria saber se vão ao menos terminar mais alguma aeronave cuja modernização está em processo avançado, ou se vai parar tudo mesmo por tempo indeterminado (até pelo menos 2017)
O programa não está paralisado.
De forma alguma. Está ativo e bem ativo.
Ufa .!!!
O canhão de bombordo sumiu?!
PORQUE NAO FAZER DO AMX UM CAÇA NAVAL
Maia,
O AMX não foi projetado pra isso… As modificações necessárias para torna-lo um caça naval poderiam deixa-lo excessivamente pesado, demandando extensos reforços estruturais e novos sistemas ( até mesmo uma nova motorização ). Seria algo caro de se fazer e, pelos dias de hoje, sem sentido…
Ah! e sobre o armamento, ver entrevista com AE Leal Ferreira na parte e aviação naval…
Então é isto meus caríssimos colegas, a maioria e nós expressamos através dos comentários expectativas otimistas, pois enfim, é o que realmente está acontecendo, ao menos até aqui, e todos nós sabemos que temos que torcer para que o resto se cumpra dentro do esperado/planejado na prática.
Saudações
Para quem achou que este processo não chagaria a este ponto foi uma luz no final do tunel.
Para quer ver pelo menos um toque e arremetida no A-12 aí será um longo caminho (se não ver pela aposentadoria do São Paulo vão ter que combinar com a França, EUA, China ou Índia um passeio dos NAe’s perto da nossa costa afim de manter o adestramento dos pilotos para pouso enganchado).
Para quem quer ver esta aeronave operar somente em terra acho que valeria a pena mandar para Embraer pelo menos mais umas seis aeronaves (18 x 65% disponibilidade=12 unid.), ainda, incorporar um míssil ar-mar (Harpoon, Exocet?) e quem sabe um pod designador.
Para quem não queria ver nada disso …
Zero bala, parabéns à Embraer e que tenha bons anos de serviço na MB !!!
Linda essa camouflage .
Vai chover….
Que tipo de armamentos nosso falcão irá operar com esta modernização? Alguem pode me responder?
Deve ser o mesmo do F-5.
Eu acho que vai de A-Darter e Harpoon… Tomara !!!
Agora é contar com a sorte, rezar muito, e esperar que a MB encontre alguma forma de custear a reforma necessária, e viável do SP.
Como já está tudo atrasado mesmo em termos de modernização destes caças, e dos KC-2, se conseguirmos fazer a entrega do SP em 2018/2019 como se planeja, depois de reformado, a depender obviamente do nível desta, ainda vamos estar próximos da FOC do VF-1 em termos operacionais.
Na teoria está tudo bem. Vamos ver se a realidade cooperar com ela desta vez.
abs.
Só uma correção, a data de baixa em 2028 para o NAe São Paulo era referente a um planejamento que já está defasado na realidade atual.
O planejamento anterior considerava apenas o sistema apenas com o AF-1B e o A-12 sem o AMPLO PMM em planejamento para ser iniciado ainda este ano.
Com a NOVA realidade decorrente da possibilidade REAL de operação do Sea Gripen na unidade e o PMM que revitalizará toda a propulsão do A-12 a baixa de 2028 está superada considerando-se que o PMM seja bem sucedido.
Apenas o AF-1B se retirará de serviço e será substituído pelo Sea Gripen que continuará com o NAe por mais até duas décadas . O novo e remodelado A-13 Pernambuco.
Deus o ouça Gilberto…
Mas tudo não passa de sonho, e quiçá delírio, diante das dificuldades enfrentadas no orçamento da pasta de defesa.
As notícias estão aí para ser lidas, nem sequer sabem se o A-12 tem condições de ser modernizado/atualizado.
Não Douglas, sonho ou delírio é para quem não acredita no seu país não acredita na capacidade da sua Marinha.
Isto é PLANEJAMENTO MILITAR que tem de ser executado e O PAÍS tem de ser competente financeira e tecnicamente para atingir os seus objetivos.
Como ex-oficial de marinha EU ACREDITO e o que me deixa triste é que a cantilena negativa da Globo e a horda de jovens coxinhas e pitboys que amam o USA mais que o seu próprio país enchem a internet de descrença com sua nação…
De qualquer tentativa de fazer algo importante só porque não gosta do atual governo.
Acho que nMUITOS não leem as notícias certas:
Um empresa americana já garantiu que o casco do A-12 está em excelente estado e existem notícias que a China e a Índia tem Novos NAes obtidos a partir de reformas de cascos de Naes russos em piores condições que o EX-Foch…
Não tens por que duvidar da capacidade TÉCNICA de uma MB que desenvolveu toda tecnologia do ciclo Nuclear, construiu no Brasil vários submarinos de projeto alemão, está construindo mais submarinos de projeto francês e está projetando um submarino Nuclear e construiu no passado 2 Fragatas no AMRJ de projeto inglês e construiu as 4 classe Inhaúma, a Corveta Barroso e se prepara para projetar mais 4 novas unidades atualizadas da classe Tamandaré…
Onde está o embasamento desta dúvida que a MB não consegue reformar o A-12 ???
Alguém pode me esclarecer ???
Teve gente, como sempre que duvidou da capacidade da Embraer de modernizar essas aeronaves. Aí está o resultado. Parabéns à todos os envolvidos!
P.S.: Avião está tinindo! Parece novo!
Agora que já começamos vamos até o fim.
Mas uma dúvida, os canhões foram banidos na modernização???
Eu deveria ficar feliz com essa notícia mas é triste ver um caça naval com seus sensores e aviônicos modernos e não ter o São Paulo operacional ao mesmo tempo, uma baita falta de estrutura e organização do País! E digo para mim os caças AF-1 vão ir pra baixa e o porta aviões São Paulo não vai estar pronto!
Nao sera do mesmo nivel do super hornet ou rafale m, mas sera um otimo vetor para manter a doutrina ate a chegado do sea gripen.
Fernando, do jeito que as coisas estão, será que veremos um sea gripen? Temos que pedir a Deus que nos abençoe se chegarem os 36 já contratados.