A Marinha do Brasil realizou, pela primeira vez, uma operação naval com a Marinha do Japão. A PASSEX foi promovida nos dias 7 e 8 de junho nas águas jurisdicionais do Rio de Janeiro (RJ), sob o Comando da 2ª Divisão da Esquadra. Participaram da ação a Fragata “Liberal” e o Navio-Escola “Kashima”, do Japão.
Os navios dos dois países realizaram exercícios de manobras táticas, Leap Frog, Ligth Line e Cross Deck. Todos os exercícios foram acompanhados de perto pelos oficiais japoneses que estiveram a bordo da Fragata brasileira, assim como militares brasileiros também puderam conhecer a rotina do navio japonês. Essas atividades contribuíram para o adestramento e para a interoperabilidade das duas marinhas, reforçando assim os laços de amizade entre dos dois países.
A Operação PASSEX garante que as Marinhas do Brasil e do Japão sejam capazes de se comunicar e cooperar em tempos de guerra ou de ajuda humanitária.
FONTE: Nomar
eles podem desde 2014, embora ainda haja algum controle. Atualmente eles estão tentando fechar negócios com Austrália e Inglaterra.
A Marinha japonesa tem alguma escolta que interessaria à MB em uma eventual compra de oportunidade
Eles não podem exportar armamento.
Valeu Dalton… no detalhe .. Mas qualquer semelhança com a do império não mera coincidência ..
Sr Silva,acho que o nosso sistema mais eficaz contra misseis balísticos são o sistema antiaéreo guepard do EB!
Vejam no detalhe a bandeira hasteada no Navio-Escola Kashima é a do imperio japones de antes da segunda guerra, o Japão aboliu esta bandeira que era um simbolo do espancionismo nipônico na asia. mas a marinha japonesa ainda usa, deve ser pra impor repeito por que esta bandeira provocou muito arrepios em quem navegava pelo pacifico nos anos 40.
Na verdade trata-se apenas da bandeira da marinha japonesa e
não de uma bandeira do “império japonês” que a partir de 1954
foi reutilizada com a criação da nova marinha ou Força Marítima de
Auto Defesa.
O exército utilizava uma bandeira muito semelhante a da marinha
quase impossível de distinguir uma da outra, mas, o novo exército
ou Forças terrestres de Auto Defesa utiliza agora uma bandeira
com o sol e apenas 8 raios mais grossos.
MB tem muito que aprender com Japoneses. Tem muita experiência em combates marítimos. E é considerada uma das marinhas mais capacitadas e bem equipadas do mundo.
Sds
duvida, as nossas forças armadas possui algum sistema anti-missil contra misseis balísticos?
Alguma novidade sobre o siroco?
Pelo que parece estão finalizando a Tabela de Lotação para a partir daí selecionar o Grupo de Recebimento (futura primeira tripulação). Estes militares devem estar embarcando rumo a França em setembro, regressando ao Brasil possivelmente em dezembro.
Estes navios japoneses devem estar no estado da arte…acho que nossos oficiais e praças devem ficar admirados.
Primeira vez?