De 07 a 19 de abril a Marinha do Brasil (MB) realizou uma operação conjunta de Assistência Hospitalar (ASSHOP) com a Marina de Guerra del Peru (MGP) no rio Javari, divisa dos dois países.
Foram empregados o Navio Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Pedro Teixeira” e o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz”, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, além dos Buque Armada Peruano (BAP) “Amazonas” e BAP “Curaray”, este último de assistência hospitalar, com as tarefas de assistir à população ribeirinha daquelas localidades afastadas dos centros urbanos, bem como estreitar laços de amizade entre a MB e a MGP.
Os carinhosamente chamados pelos ribeirinhos “Navios da Esperança”, levam qualidade de vida à população localizada às margens dos rios da Amazônia, tendo entre eles o NAsH “Oswaldo Cruz”, que dispõe de ambulatórios, centro cirúrgico, centro odontológico, laboratório e farmácia, além de uma equipe de médicos, dentistas e farmacêutico. Tal estrutura possibilita um atendimento de qualidade e conforto ao paciente, nesta nobre tarefa de “Levar Saúde Onde Houver Vida”.