O Comando do 2º Distrito Naval realizará o I Webinar de Contramedidas de Minagem (I WCMM), nos dias 09 e 10 de novembro. O evento é voltado ao intercâmbio de informações técnicas e doutrinárias, ao fortalecimento dos laços entre as Marinhas e à divulgação de projetos e novos sistemas disponíveis no mercado, bem como ao estabelecimento de possíveis parcerias.
Devido às restrições impostas pelo enfrentamento da COVID-19, o I WCMM será realizado em rede aberta, por meio do canal oficial do Abrigo do Marinheiro no YouTube, com a presença de Oficiais da Marinha do Brasil, de marinhas amigas, institutos de pesquisas, centros tecnológicos e empresas especializadas.
Tal evento demonstra a importância que a Marinha do Brasil dispensa à atividade de contramedidas de minagem, com ênfase nas novas tecnologias, que apresentam um crescente potencial operacional dos meios não tripulados, possibilitando a mitigação dos riscos ao permitir que o homem opere distante do campo minado.
O evento acontecerá das 8h às 16h, com cinco apresentações por dia, cada uma com cerca de quarenta minutos de explanação e dez minutos para debates.
A participação é aberta ao público e não requer inscrição. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no link:
https://www.marinha.mil.br/com2dn/i-webinar-de-contramedidas-de-minagem
FONTE: Comunicação Social do 2° Distrito Naval
Tudo no Brasil é nas coxas ! Temos apenas um distrito naval responsável pela contramedidas de minagem, que fica na Bahia e é responsável por em caso de um hipotético conflito, responsável por manter a nossa livre navegação a salvo de qualquer artefato inimigo, em um litoral com 10.959 km de extensão.
E com apenas algumas unidades geriátricas em operação ! Como nossa defesa é ridícula e risível…
Culpa de nossos gestores do executivo e legislativo, sem tirar a parcela de culpa de cima dos militares também.
Gastando bilhoes de euros para construir submarinos e base para os novos submarinos e nao sobrou 200 milhoes de dolares para comprar os 2 caças minas oferecidos pela SAAB suecos !!!!
O jeito vai ser esperar os americanos ou ingleses dar baixa nos seus caças minas para marinha adquirir baratinho !!!
Pode tirar esses 200 milhões do “orçamento secreto” também… Dá no mesmo!
Estamos so com 3 navios. Crítico.
A realidade é triste e dolorosa, temos três navios caça-minas, e o ideal é mantê-los modernizados, pois não temos recursos para fazer aquisição de novas embarcações.
A Marinha do Brasil está empenhada no projeto das 04 Corvetas Tamandaré e no Prosub (04 Submarinos Riachuelo e 01 Submarino Nuclear Álvaro Alberto).
O navio da ilustração é uma mensagem subliminar né?!rs