Como parte da Operação “BraColPer 2023”, a Marinha do Brasil participou, na última quinta-feira (20) de uma série de eventos comemorativos, pelo bicentenário da Armada Colombiana na região de Letícia, cidade colombiana próxima à tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Neste ano, são comemorados os 200 anos da Batalha Naval do Lago de Maracaibo, importante vitória naval que garantiu a independência do país.
Os eventos incluíram uma missa na catedral da cidade, desfile cívico-militar, com a participação de integrantes das Forças Armadas do Brasil, e a aposição floral diante do busto do Almirante Padilla, que comandou as forças navais colombianas em Maracaibo.
Um dos pontos altos das comemorações foi o Desfile Naval no rio Marañon (trecho colombiano do rio Solimões), que contou com a participação do Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”, do Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” e do Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, da Marinha do Brasil; do Navio ARC “Letícia”, da Armada da Colômbia; e do BAP “Castilla”, da Marinha de Guerra do Peru.
BraColPer 2023
As delegações das Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru participaram também da abertura oficial da Operação “BraColPer 2023”, na quarta-feira (19). Na ocasião, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, ressaltou a importância da parceria entre as Marinhas de Brasil, Colômbia e Peru para a proteção da região amazônica: “O contexto amazônico vem ganhando complexidade e a nossa presença se faz cada vez mais necessária na região. As águas têm um papel principal na Amazônia, conectando os povos, transportando riquezas e abrindo o coração de nosso continente ao Oceano Atlântico. A BraColPer deve produzir entregas palpáveis aos contribuintes dos três países mediante a sensação de presença dos Estados de forma integrada oferecendo correção e segurança. Estamos ansiosos para içar nossas velas e continuar a navegação, agora mais fortes com a companhia dos nossos amigos”.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
meu sonho era ser intrigante da marinha