O Ministério da Defesa (MD), em cumprimento ao Plano Estratégico de Fronteiras, realiza a Operação ÁGATA 9, em coordenação e com apoio dos órgãos e agências de segurança pública federais, estaduais e municipais, a fim de coibir delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.
Para a execução da Operação foi ativado o Comando da Área de Operações OESTE que trabalhará em coordenação com os órgãos de segurança pública da esfera federal. Os órgãos de segurança pública estaduais e municipais cooperarão na operação, bem como, outros órgãos civis.
Os objetivos estão centrados em ações de patrulha naval nas calhas dos rios; bloqueio e controle de estradas; reconhecimento especializado de fronteira; revista de embarcações e de veículos; interdição de pistas de pouso irregulares; atracadouros clandestinos; interceptação de aeronaves suspeitas e ações de Assistência Hospitalar e Cívico-Sociais nas comunidades ribeirinhas.
Na Operação Ágata 9, a Marinha do Pantanal operará na faixa de fronteira dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rondônia, empregando um efetivo de 1.000 homens, 9 navios, 3 helicópteros, 40 embarcações e 23 viaturas, com o objetivo de realizar Patrulha Naval, Inspeção Naval e Patrulhamento nos rios Paraguai, Cuiabá, Paraná, Abunã, seus afluentes e; no Lago Itaipu, a fim de contribuir para a redução das ações do crime organizado e práticas ilícitas, bem como para intensificação da presença do Estado.
FONTE: 6ºDN