Nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, em resposta à seguinte carta publicada na coluna Painel do Leitor, da edição de 14 de junho:
Senhor Ludovico Pockel,
Em relação à sua carta publicada no jornal “Folha de São Paulo”, no “Painel do Leitor”, na edição de 14 de junho, a Marinha do Brasil esclarece que o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) faz parte de um amplo Programa estratégico do Estado brasileiro. O objetivo é proteger o Mar Territorial, nossa Zona Econômica Exclusiva e Plataforma Continental que, juntas, constituem a “Amazônia Azul”, cobrindo cerca de 4,4 milhões de quilômetros quadrados de superfície marítima.
Para tanto, o Brasil estabeleceu um acordo com a França que permitisse a consecução do PROSUB. A capacitação técnica francesa é realizada pela Direction dês Construtions Navales et Sevice Societé Anonyme (DCNS) que, conforme as diretrizes previstas pela Estratégia Nacional de Defesa (END) para absorção e transferência de tecnologias, teve de se associar a uma empresa brasileira para a consecução dos objetivos do Programa. A seleção da construtora Odebrecht, como sócia na empreitada, foi de livre escolha da DCNS, não havendo nenhuma participação da Marinha do Brasil nesse sentido.
O Tribunal de Contas da União (TCU) acompanha todo o desenvolvimento do PROSUB, desde o primeiro momento, por iniciativa da Marinha do Brasil, por meio da realização de auditorias.
Atenciosamente,
FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA
Contra-Almirante
Diretor
A idéia é nos deixar em genuflexão ao império e submisso as elites enquanto os pobres carregam o piano. Num país onde o empresário não paga imposto, mas o trabalhador étem de pagar antecipadamente sempre será o país da corrupção. A corrupção acabará quando o país priorizar a educação.
Que elites meu amigo? Basta ver quem está enrolado na lavajato, gente como o dono da Odebrecht. E o que dizer do ex-dono do ex-império X, que se encharcou em mamatas imorais no BNDES. Você acha que esses caras não são “elite”?
Você vir em uma realidade paralela, só pode…
Maldito corretor…
Parece que não conhecem a história do boi de piranha. E não, não sou alienado apenas contextualizo.
“Fiquei estarrecido em saber que o Brasil pretende…” SIC!
Vejam o nível de informação do cidadão. Ele só ficou sabendo agora? Com tanta informação sobre o assunto rolando, seria ele mais um “pau mandado” pra jogar álcool na água, meter fogo e depois dizer que fez milagre?
Assim como os amigos já escreveram, também temo pelo futuro, não somente deste projeto mas, do País. Estou beirando os 60 anos e até hoje, somente vi nossos governantes ficarem de joelhos. Quando tentamos ganhar asas, sempre aparecem os corruptos comprados e/ou crises financeiras fabricadas que acabam por castrar nossos sonhos.
O que nos destrói, são dois tipos de pessoas: as sem nenhuma informação, que viram “Maria vai com as outras” e as com muita informação, que as utilizam de forma a mascarar as verdades para manipular os outros.
Desculpem o desabafo.
Abraços.
A grande maioria das pessoas não sabe sobre o submarino nuclear, elas simplesmente não sabem ou se sabem, apenas superficialmente e não é que sejam ignorantes e sim porque ao contrário de nós que regularmente acompanhamos assuntos
relacionados à defesa e frequentamos sites especializados como o DAN , possuem outros interesses e de fato não é fácil para elas compreenderem certos investimentos principalmente pela atual fase que o país passa.
Oi Dalton. Em parte, concordo com você. Por isso, não citei a palavra ignorância, mas sim, desinformação.
Agora, cá entre nós: quem lê a “Folha de São Paulo” a qual fez inúmeras matérias sobre o assunto, está sendo desinformado? rssss….
Abraços.
Excelente comentário , simples e objetivo ,parabéns!
Por qual motivo querem levar este programa para a vala comum da corrupção?
Tentam de todas as maneiras jogar lama no PROSUB, mesmo com a Marinha repetindo todas as vezes que o TCU acompanha desde os primeiros contatos todas as negociações, todos os contratos, e que realiza inspeções periódicas nas obras e controla todo repasse de verba.
Ninguém desconfia de nada não?
Brasileiro é tão bonzinho.
O problema é que o PROSUB pode muito bem estar na vala comum da corrupção! Basta ver o quão estranho é o súbito interesse das grandes empreiteiras pelo setor de defesa. Tendo em vista que as mesmas formaram um grande cartel para faturar os grandes contratos de obras de infraestrutura e financiar a perpetuação no poder de um projeto político criminoso, resta absolutamente suspeito que seu ingresso no mercado de defesa teve como finalidade abrir uma nova frente de malversação dos recursos públicos.
Quanto ao TCU, não se esqueçam que é o mesmo órgão de fiscalização e acompanhamento que atestou que a “Mãe” violou a lei orçamentária e a turminha fica choramingando que é “golpe”. Coerência, a gente vê por aqui!
Parece que na sua fala a corrupção se instala a partir do governo Lula e que antes não havia corrupção. O TCU tem técnicos excelentes mas os ministros são políticos. As análises do prosub tem avaliação técnica enquanto a presidenta se foi técnica prevaricou contra FHC e Lula pois eles realizaram os mesmos procedimentos financeiros. As empresas mancomunam as compras desde a época da vela e prego o princípio da licitação. Mecanismos são criados para coibir isto mas reafirmo não temos educação e nossa cultura é do jeitinho. Dilma saiu e entraram réus em diversos ministérios, mas a questão não era corrupção e sim voltar ao velho establishment, ou seja do fim da corrupção (apenas na TV Globo é claro).
Querem culpar o submarino nuclear pela corrupção no pais ele saindo ou não saindo a corrupção está enraizada nesse pais é uma doença que não tem cura esse submarino nuclear não sai nem com reza brava.
Antes eu até achava que sairia… mas agora com o informante lá…