Em relação às informações veiculadas recentemente na mídia sobre a possível cessão de submarinos IKL-209, a Marinha do Brasil (MB) esclarece que tem o objetivo de avançar nas tratativas e estudos sobre a possibilidade de reparo, manutenção e construção de submarinos, bem como efetuar possíveis transferências destes meios para Marinhas que manifestaram interesse em aprimorar o seu Poder Naval.
No tocante ao posicionamento da Força sobre o tema, a Marinha reafirma o seu compromisso de realizar as interações com a mídia e demais públicos de forma esclarecedora.
Outrossim, mais informações sobre o assunto serão divulgadas oportunamente.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Macron com o apoio do Canada acabou de propor uma guerra contra o Brasil e a marinha isiste em se ” livrar” destes submarinos? Alguém poderia me explicar a lógica?
Bom acho que a troca agrada a marinha pois trocaríamos, dois submarinos ainda a reformar, por um navio novo para substituir o navio escola brasil, em mal estado que se encontra seus motores assim como parte das fragatas classe niteroi , e para concentrar recursos os novos submarinos classe Riachuelo.
André o problema é que não se tem confirmação de que a negociação envolva este tipo de navio. Pense. Poderia realmente esse navio custar apenas 50 milhões de dólares segundo foi apregoado pelo vidente?
Pense. Um mero OPV 0km não sai hoje em dia por menos de 150 milhões de dólares. Como poderia um LPD fabricado no Peru custar só cinquentinha????
A Marinha vai “dar” 2 submarinos com o sistema atualizado para disparar torpedos MK48 de graça para o Peru?
O NE Brasil precisa é de um bom retrofit em seus motores ou sua troca. O restante do navio ainda aguenta muitas viagens, mas vamos ficar atentos ao que de verdade virá pela frente.
Mais uma vez eu repito. Esse tipo de “anúncio” só atrapalha as negociações caso elas sejam verdadeiras.
Continuo esperando o navio tanque Wave chegar.
Vms fazer assim: continuamos tratando o assunto DEFESA na base do oba oba e na hr q agarrar a gente faz como fizemos na 2WW pedindo socorro ao tio sam!
A Marinha esclareceu o que????
Parece o Patropi ,da escolinha do professor Raimundo, falando.
A grande arte de falar e não esclarecer…vamos aguardar os novos desdobramentos…
A Nota na verdade não esclarece o destino dos IKL, afinal vai ser vendido ou vai ser feito a manutenção/upgrade dos submarinos?
Quanto a MB dar o devido destino que achar mais adequado ou apropriado é óbvio, afinal se o usuário é a MB, cabe a MB avaliar a necessidade de manter ou não os meios, agora o fato de justificar para o contribuinte é obrigação desta Instituição Pública Federal, sabe-se do devido segredo que deve ter os meios de aplicação em segurança, mas o questiona-se na verdade é uma necessidade estratégica de mantê-los, afinal são embarcações novas e ainda úteis no cenário atual a despeito da entrada em serviço de novos submarinos.
O fato de alguns meios da imprensa levantarem informações sobre o destino desses submarinos é algo que a MB deve conviver e esclarecer adequadamente para evitar notícias falsas e veiculação de fake news.
Espero de coração que a marinha mantenha por mais 15 anos os 5 IKL em operação.
E caso receba uma oferta de 100 a 150 milhões de dólares então sim se justifica a venda.
Só espero que não se disfarça de duas armas de relevância em um conflito armado por 20 a 50 milhões de dólares.
Um valor irrisório só o aumento de benefícios dos militares em 2020 é de 4,5 bilhões de reais. Então dinheiro bem não precisamos desfazer de nossas armas.
Tem que manter e reforma nós IKL, junto com os scorpene o Brasil garantirá a segurança por 15 anos com certeza.
9 submarinos operacional é um número excelente para o Brasil.
OFF-topic, o CCSM também emitiu nota sobre a intenção de a MB deixar de enviar Navio para a FTM-UNIFIL a partir de Dez2020.
No ar
Sera que serão vendidos? suspense no ar kkkk
Acho que a questão tem que ser desapaixonada … eles estão parados no momento. ..qto custa pra por eles de volta à ativa … se o custo é alto demais devemos negociar … que eu saiba há interesse. .. qto a questão da troca …trocar 2 submarino pelo navio se a manutenção for paga pelo Peru nos nossos estaleiros até acho que seria um caso a se pensar… e acho que a Marinha não negou a possibilidade na nota…abs