Já estão em travessia rumo à Antártica duas embarcações da Marinha do Brasil que serão usadas para suporte às atividades de pesquisa científica no continente. Trata-se do Navio Polar “Almirante Maximiano” e do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”.
As embarcações vão ser empregadas em tarefas diversificadas, como manutenção de abrigos situados nas ilhas da região; apoio a projetos de ciência e tecnologia em áreas de oceanografia, biologia, geologia, meteorologia, entre outras; levantamento oceanográfico; e coleta de amostra de solo e água.
Ambas serão utilizadas, ainda, no reabastecimento dos Módulos Antárticos Emergenciais, construídos no último verão do continente, na Estação Comandante Ferraz – base militar brasileira mantida na localidade.
A viagem começou na manhã de ontem (6), quando os veículos navais desatracaram da base situada na Ilha de Mocangue, em Niterói (RJ). Desta forma, teve início a 32ª Operação Antártica (Operantar). Com regresso previsto para a metade de abril de 2014, os navios farão escalas nos portos de Rio Grande (RS), Buenos Aires e Ushuaia (Argentina), Punta Arenas (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
Projeto Antártico
Desde 1982, com o início do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), a Força Naval coordena uma série de ações voltadas ao apoio ao ensino no continente gelado e mantém a presença do país no local. A Operação Antártica é a mais complexa e extensa atividade realizada regularmente pela Marinha.
Embarcações
O “Ari Rongel” está preparado para navegar em regiões polares e pode operar em campos de gelo fragmentado. Possui dois laboratórios para apoio a pesquisa, transporta dois helicópteros que são usados tanto para carga quanto passageiros.
Já o “Almirante Maximiano” é dotado de cinco laboratórios e uma estação meteorológica. Carrega dois helicópteros e um destacamento aéreo embarcado de 13 militares.
Cada um dos navios conta com equipe de quatro mergulhadores, da Força de Submarinos da Esquadra Brasileira.
FONTE: MD – Ascom
Ok. Senhores, obrigado
Realmente uma pena.
abraços
Prezados senhores:
A Royal Navy esta disponibilizando o A171 HMS Endurance para venda, o equipamento é preparado e adequado para aguas geladas e apresenta capacidade de rompimento de placas de gelo solido de até 1,20m de espessura.
Hoje a Marinha do Brasil está utilizando embarcações antigas e adaptadas para este serviço e que já foram bastante reformadas, mas como todos sabem ainda que não seriam unidades quebra gelos adequados para navegar naquelas aguas.
O Almirante Maximiano (que é uma homenagem a um grande Almirante da nossa MB) originalmente era um supply de serviços de petroleiras, bastante reformado. O Ary Rongel possui uma certa capacidade de serviço na Antártida, mas ainda esta aquém das necessidades.
Pergunto: a MB já fez uma avaliação do HMS Endurance?
abraços
O Endurance apagou aqui na nos mares do sul e foi trasladado por outros meios até a Inglaterra. Até onde se sabe, está abandonado por lá. Vale a pena por dinheiro BOM em navio RUIM?
Marcelo,
A própria RN disse que o custo de reparo não é viável. O navio está sendo preparado para ser vendido como sucata.
FA
Inveja…Também não queria ir mesmo hehehehe