A Força de Fuzileiros da Esquadra recebeu nesta sexta-feira, o 1º Lote do blindado M113 modernizado.
Com a presença do AE FN Alvaro Augusto Dias Monteiro (RM1-FN), e do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, VA FN Washington Gomes da Luz Filho e demais autoridades, o Comandante do Material dos Fuzileiros Navais, Contra-Almirante Cesar Lopes Loureiro, efetuou a entrega de 7 blindados M113MB1, pertencentes ao 1º Lote para a FFE.
Um breve resumo das palavras do CA Loureiro sobre a importância desta modernização:
“Finalmente e, mais importante, faz-se mister reconhecer a dedicação dos militares da equipe de Fuzileiros Navais que há cinco anos, utilizando as instalações do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, vem se empenhando diuturnamente para, superando diversos obstáculos, concretizar este programa de modernização. As viaturas blindadas alinhadas a nossa frente, são a demonstração da sua determinação, da sua competência e de seu profissionalismo.”
BRAVO ZULU! AD SUMUS! VIVA A MARINHA
Assista o vídeo da modernização passo a passo do M113 no CTecCFN.
Apenas um M113MB1 está com a câmera Termal. Ela está em testes e se aceita, os demais M113MB1 a receberão.
Abaixo podemos verificar a quantidade de itens que foram substituídos, transformando o M113A1 no novo M113MB1.
Tabela com a nova configuração do M113MB1
-Motor Catepillar C7 (224 kW-300HP) | Automático com injeção eletrônica; versão militar (off-road); possui componentes encontrados no comércio nacional, que minimizam custos; e asseguram a disponibilidade de suprimento de sobressalentes por longo tempo. |
Caixa de Transmissão Allison 3200SP automática | Possui seis marchas para frente e uma reversa; é controlada eletronicamente; e possui componentes encontrados no comércio nacional. |
Diferencial Controlado | Freios com sistema hidráulico, ativação mecânica por pedal a disco; permite maior redução da velocidade máxima; possibilita a execução de rotação (pivô), girando as lagartas em direções contrárias. |
Sistema de Arrefecimento Aperfeiçoado | – Novo conjunto de ventilador de refrigeração (velocidade variável)- Novo radiador- Tanque de expansão |
Aperfeiçoamento da Suspensão: melhor desempenho QT e um maior conforto à tropa embarcada. | – Novas barras de torção- Novos amortecedores mais robustos- Acréscimo do setor de contato com o amortecedor e batentes de proteção do patim- Novos conjuntos do braço da roda de apoio (estações de roda 1, 2, 4 & 5), o que garante maior afastamento do solo e melhor absorção de choques.- Kit reposicionamento do conjunto tensor da lagarta e braço da roda tensora. |
Kit Aperfeiçoamento de Controle de Direção | Novo controle de direção aperfeiçoado, de funcionamento hidráulico, possuindo volante de direção, semelhante ao do CLAnf (substitui os manches da versão atual); Aumenta a maneabilidade e a segurança das operações, reduz a fadiga do operador da viatura, por possibilitar melhor controle de direção; Possui componentes encontrados no comércio nacional; A nova estação do operador possui controle de transmissão, freio motor, de pedal e de mão e dispõe de variados tipos de sensores. |
Kit de Junções Universal 7C | – Substituição por um conjunto novo de semi-árvores de transmissão e de juntas universais. |
Sistema Elétrico Aperfeiçoado de 200 Amp | – sistema com duas baterias de 12 V com capacidade 120 Amp. |
Substituição das Lagartas pela Diehl System Track 513 agressive | – Aumento da vida útil do patim (sapata maior) e da área de contato, proporciona melhor desempenho, redução de vibrações e ruído e das rodas de apoio. |
Tanques de Combustível Externos | – aumento da autonomia; segurança da tropa em caso de incêndio no interior da Vtr e em caso de avaria em apenas um tanque não impede o seu funcionamento. |
Estação de Armamento Platt PLATT MR555 Mod-2 (26) | – Reparo para armamento FN HERSTAL.50 – BROWNING M2HB QCB, LAG 40mm SB-M2, MAG 7,62mm e MINIMI 5,56mm. |
*Novos componentes incorporados: Nova Unidade de Caixa de Transferência; Redutor Final Novo e Aperfeiçoado; Ar condicionado Gerador a diesel (M113 Comando).
Tabela de índices de desempenho nova configuração do M113MB1
Versão do M113 |
Características
M113A1 TP
M113MB1 TP
Velocidade final (Km/h)
64,3
75
Peso de combate (ton)
11
15
Reboque
Vtr de mesmo peso e dimensão, na velocidade de 3 km/h.
Capacidade de reboque de 62 ton, na velocidade de 8 km/h.
Altura livre do solo
400 mm
425 mm – frente / 450 mm – Ré
Rampa
60%
60%
Inclinação lateral
30%
30%
Degrau (cm
60 – frente / 35 – ré
65 – frente / 50 – ré
Fosso (m)
1,68
1,70
Freio a 32 kph
Para dentro de 12,2 m
Para dentro de 6,51m
Voltas de 360°
Limite da circunferência obtida 14m
Circunferência obtida 12 m
Pivo 360º
Não realiza
Circunferência obtida 5 m
Faixas de aceleração com seletor em D
0 a 32 kph em 11 seg
0 a 32Kph em 7,9 seg
Autonomia
Capacidade de 483 km com 360 litros
Capacidade de 555 km com 360 litros
Fechamento da Rampa
em 18 seg, motor operando entre 1190 e 1200 rpm.
em 6 seg, motor operando a 1000 rpm.
Armamento
Torre blindada acionada manualmente, armada com Mtr-12,7mm-M2
Torre blindada mecânica, com adaptador para : Mtr-12,7mm-M2, Mtr LAG-40mm, Mtr 7,62mm e MINIMI 5,56mm
Padilha, parabéns, excelente matéria. Como disse o contra-almirante Lopes, “é uma viatura completamente nova”. Mas ainda uma vez, comparando com a “modernização” da BAE/EB em sendo os veículos utilizados conjuntamente com os Leopard, não seria ESSENCIAL o uso de câmeras termais e visores noturnos, minimamente, para possibilitar o seu eficiente uso, também à noite, haja vista que ainda não dispõe o EB de número suficiente de “Guaranis” para desprezarem a modernização específica neste aspecto dos M113? (Mais de 300 unidades).
Achei a modernização bem pé no chão, usando componentes encontrados no mercado com mais facilidade, penso também que a instalação de sistemas de blindagem e de defesa passiva são muitíssimo importantes. Como foi feito par e passo com o pessoal da graxa dos FNs, quando der um bizu(e vira e mexe dá algum) fica mais fácil de solucionar.
O único cuidado que eles deverão ter com o motor CAT C 7 é o combustível, pois com a utilização de um sistema de gestão eletrônico de combustível, que é extremamente sensível a qualidade do óleo podem acontecer problemas, mas de resto tudo muito bom, alias esta mentalidade “operacional” dos FNs deveria servir de espelho para quem toma as decisões a nível de esquadra.
Grande abraço
Eu não percebi lançadores de fumigeros e nem detectores de laser no caso do blindado ser iluminado por alguma arma guiada a laser ?
Eduardo, ainda não foram instalados. O CFN está analisando isso.
Foi alterada a blindagem ou reforçada?
Tem como fazer um diferencial da atualização do M113 do Exército e o da Marinha?
Abraço
Desconheço a modernização do M113 do EB.
Os da MB ainda não receberam a blindagem. Mas receberão.
essa modernização foi feita aq mesmo no brasil nao é? pq lembro de ter havido uma conversa com a bae eu acho…bom, so queria mesmo ter certeza.
abraços
Está no texto.
Essa modernização dos m113 dos fuzileiros ficou bem melhor do que as do EB que foi uma modernização a meia boca
Sem nenhuma dúvida. Mas temos que observar a quantidade de carro também. O EB possui uma quantidade maior, logo, o custo seria alto e o foco agora é o Guarani.