A Marinha do Brasil (MB) informa que o processo de reflutuação do Navio Mercante (NM) Stellar Banner foi concluído no dia 3 de junho. Após reflutuar, o Navio foi rebocado para uma área de águas mais profundas, a cerca de 60 milhas da costa maranhense, a fim de realizar inspeções estruturais com apoio de mergulhadores e de um veículo submarino operado remotamente (Remotely operated underwater vehicle – ROV). O resultado das inspeções servirá para a análise do destino final do navio.
O Navio Patrulha Guanabara da MB está na cena de ação para monitoramento de manchas de óleo. O OSRV (Oil Spill Response Vessel) Bear também participa da operação, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem, aprovado pelo Comando do 4o Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais.
Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.
FONTE: CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Operação digna de nota pela eficácia e eficiência!!! Parabéns aos envolvidos!!!
Caro Carlos, extremamente necessário acompanhamento e coordenação da MB para garantir o mínimo impacto que seria trágico com impactos graves ao ecossistema e as atividades de pesca e turismo. Provavelmente o operador esta arcando com despesa e prováveis autuações. Porem seria importante confirmação. Trabalho aparentemente bem feito pela MB .
Mais uma operação exitosa conduzida com proficiência pela MB.
E as Despesas Dessa Operação Demorada e Dispendiosa , . QUEM Arcará. Com Tudo Isso ?
Uma Dúvida a Marinha tem a Obrigação de Se envolver ou isso é de Responsabilidade do Transportador em Arrumar Meios para o Devido Socorro ?