A Marinha do Brasil realizou de 22 de Abril a 09 de junho a Comissão SONDOPE 2015, que tem a finalidade de atualização cartográfica. Nesta comissão, pela primeira vez na região do Pantanal, foi empregado o Ecobatímetro Multifeixe, equipamento utilizado para sondar as águas rasas do Rio Paraguai.
Este equipamento emite um leque de feixes, escaneando 100% do assoalho do Rio e fornecendo uma imagem 3D que permite identificar claramente feições como bancos de areia, pedras e objetos submersos.
A Comissão foi realizada pelo Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas (H 17) para a atualização cartográfica do trecho de 557 km exclusivamente paraguaio da Hidrovia do Paraguai-Paraná (HPP). Essa Hidrovia se estende por quase 3.500 km, de Cáceres, no Estado do Mato Grosso, até Nueva Palmira, no Uruguai, passando pela Bolívia, Paraguai e Argentina.
Este ano foram sondadas 13 das 34 Cartas Náuticas paraguaias da hidrovia equivalendo 192 km de Rio.
……………..seria bom realizar esse trabalho em outros rios do Brasil em especial os rios da bacia do rio Amazonas por possuirem maior capacidade ´para navegação…..