No dia 10 de agosto, a Corveta Spiro, da Armada da República Argentina atracou na Base Naval do Rio de Janeiro para participar da Operação “Fraterno XXXV”. Uma operação combinada entre suas unidades, buscando um melhor relacionamento e conhecimento profissional entre ambas as Marinhas e procurando aprimorar o nível de adestramento das unidades envolvidas.
No período de 10 a 14 de agosto, os militares argentinos, juntamente com os brasileiros, participarão das reuniões finais de preparação da comissão. No dia 14, os navios da Marinha do Brasil e a Corveta Spiro desatracarão da Base Naval do Rio de Janeiro em direção ao porto de Itajaí. Nesses cinco dias de mar estão previstos exercícios de Tiro; Transferência de Óleo no Mar, Manobras Táticas, Trânsito sob Ameaça Aérea e Oposição de Superfície, entre outros.
Durante a Operação, o Grupo-Tarefa brasileiro será composto pelas Fragatas Rademaker (F 49), Greenhalgh (F 46) e Constituição (F 42), o Navio-Tanque Gastão Motta (G 23), o Navio-Patrulha Gurupá (P 46), e o Rebocador de Alto-Mar Tritão (R 21) do Comando do 5º Distrito Naval.
Participam também as aeronaves AF-1 e UH-12, da Marinha do Brasil, além das aeronaves P-3AM, A-1 e P95, da Força Aérea Brasileira.