Por Guilherme Wiltgen
Amanhã, 08 de outubro de 2023, se inicia a 42ª Operação Antártica (OPERANTAR XLII).
O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel (H 44) e o Navio Polar (NPoA) Almirante Maximiano (H 41) vão desatracar do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) rumo ao continente Antártico.
O início de mais uma Operação Antártica, também marca a troca do Grupo-Base (GB) da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). O GB Orca chega em sua reta final, enquanto o GB Austral começa a sua jornada no continente gelado.
Os dois navios vão permanecer na Antártica durante seis meses, retornando ao Brasil em abril de 2024.
Durante este período, eles atuarão nas áreas de oceanografia, hidrografia, biologia, geologia, antropologia e meteorologia. Estas atividades científicas envolvem profissionais de instituições de ensino e pesquisa de todo o País, que realizam observações de animais e coleta de amostras do solo e da água. As equipes utilizam os navios como plataforma para coleta de dados e apoio nas pesquisas de campo na região polar austral.
No navio também embarcam duas aeronaves UH-17 (Airbus H135), pertencentes ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), que compõe o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) OPERANTAR. Os helicópteros podem operar a partir de ambos os navios.
A missão das aeronaves é prover o apoio aéreo aos navios, realizar VERTREP com a EACF, bem como auxiliar os pesquisadores, transportando os mesmos e os equipamentos necessários às pesquisas, para locais de difícil acesso, onde não é possível chegar com os navios, botes ou por terra.
É um orgulho para nós brasileiros!
Que Deus abençoe todos que estão engajados nessa missão!
Em especial Victor Hugo e Wanderkvyck,filhos
Da M.Deusinha e do Sr Luciano!
Que Nossa Senhora seja a estrela guia na orientação deste navio e todos da missão.
Meu filho MO Dobroes está nesta missão.
Feliz viagem e feliz retorno
Existe um setor conhecido como xamanismo, fitoenergeticos, banho de ervas… q tem adeptos e estudantes no mundo inteiro, q gostariam de saber as condições no clima polar de tais atividades e ervas, como este q vos escreve por exemplo.
Após os terremotos q tiveram na Ásia, o eixo da Terra mudou, seria bem interessante estudar isto por causa das vibrações ou radiações, como nos objetos sem vida são chamados de radiação, e nos corpos com vida, são chamados de aureas estas radiações q alteram com ações interiores e exteriores, exemplo qd vc tem doença no coração a sua áurea muda de cor com características da gravidade da patologia, qd vc tem doença nos rins a cor da áurea ou radiação do ser vivo é outra cor…
Eles poderiam levar drones modificados com lentes de várias cores p fazer medições, principalmente por causa do clima e campo magnético…
Nos polos existem registros de ” nuvens ovinis ” ?!….
Boa sorte a todos e que Deus os ilumine com sabedoria e discernimento.
Abraco
Hein?!?!!!!
Portanto, verifique, duas aeronaves H-135…
Muito feliz ! Meu sobrinho capitão Generoso está nesta operação Antártica! Boa sorte a todos !
E o UH-17 que se acidentou, deu PT?
Ainda não se tem o relatório finalizado. Pode ser que sim.