COMANDO DA MARINHA
GABINETE DO COMANDANTE
PORTARIA Nº 232/MB, DE 16 DE AGOSTO DE 2019
Cria o Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp) e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1º Criar, dentro da Estrutura Regimental do Comando da Marinha, o Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), Organização Militar com semiautonomia administrativa, subordinado ao Comando de Operações Navais (ComOpNav), e por este apoiado com os recursos de pessoal, financeiros, de rancho e alojamentos necessários à execução de suas tarefas. Com sede na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, e sob a direção de um Contra-Almirante, terá o propósito de contribuir para o aprestamento e o emprego das Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.
Art. 2º O CoNavOpEsp deverá submeter à apreciação do Comandante de Operações Navais, observando o que dispõem as normas em vigor, proposta de Regulamento, dentro de sessenta dias, contados a partir da entrada em vigor desta Portaria.
Art. 3º O Comandante de Operações Navais baixará os atos complementares que se fizerem necessários à execução desta Portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na presente data.
ILQUES BARBOSA JUNIOR
Tem mais alguma coisa falando a respeito? zilhões de sites publicaram a mesma coisa, mas não existe uma explicação de como a OM irá funcionar… esse documento, ´´fala,fala,fala e não diz nada´´ rsrs. Se possível DAN, conseguiriam ligar para o Comando de Operações Navais ou para o Batalhão Tonelero para buscar informações detalhadas?
A um tempo atrás escutei que o atual batalhão tonelero iria sofrer de maneira positiva uma grande mudança em sua estrutura, elevando o patamar para um comando ´´bombado´´, mais parrudo do que é atualmente… falaram que era mentira, que isso jamais iria ocorrer… vejamos só! ai está.
Depois foi mencionado que o CFN iria ser uma força independente da MB, falaram que isso é loucura… veremos!
Guilherme o que acontecerá a partir de agora com o comanf e o mec?
Não vejo a criação desse comando como sendo “mais um comando para mais uma chefia”. Reunir todas as operações especiais da MB sob a mesma coordenação irá gerar uma melhora significativa do adestramento destas tropas, pois assim como já ocorre no EB a parte burocrática das tropas envolvidas será reunida e dinamizada, deixando os operadores envolvidos diretamente com o adestramento, cursos e as operações.
Rio de Janeiro de novo , Isto é Incrível !!
Não enxergam ou não querem enxergar ?
Parece que piorou as coisas com esse iIques Barbosa
Acho positiva a proposta. Dentre tantas diretorias que temos na MB, a criação de uma OM operativa, como essa, é uma esperança de mudança de perfil, é incentivar os militares a saírem do ar-condicionado, largarem os computadores e partirem pro combate.
29/08/19 – quinta-feira, bdia, mais um comando criado, somente para dar chefia, antes quem exercia todas as operações especiais dentro da MB, era os fuzileiros navais, agora além deles (que também estavam sobre o mesmo comando), deveram criar dentro da própria MB. Não entendo uma Marinha sem meios navais, criando grupamentos especiais, se deslocaram como???? De caiaque????
“Com sede na cidade do Rio de Janeiro” – é, não tem jeito… é a Marinha da Bahia de Guanabara. Ir para o Amapá, Pará, Maranhão ou Piauí, ninguém quer.
Gostaria de saber a sua opinião quanto ao local adequado para realocar pessoal e instalações…
Mais uma organização…mais cargos…meios que é bom nada!
É a Marinha de papel. A Marinha do Rio de janeiro, que fica ao lado de fevereiro: o carnaval. Haja uísque e dinheiro do contribuinte jogado fora