A Marinha do Brasil (MB) vem atuando desde o início do aparecimento das manchas no litoral nordestino, no dia 2 de setembro, com ações de monitoramento e redução de danos.
Esse trabalho tem sido feito por meio de inspeções ao longo do litoral da Região, divulgação de Aviso aos Navegantes (solicitando a informação tempestiva da identificação de poluição hídrica por navios em trânsito nas Águas Jurisdicionais Brasileiras – AJB), realização de Patrulhas Navais, com ênfase nas áreas Marítimas, e monitoramento dos navios que passaram pelas AJB.
Na manhã dessa quarta-feira (16), equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos de Alagoas realizaram ações de limpeza em Barra de Santo Antônio-AL. Na mesma ocasião, outra equipe atuou em Japaratinga-AL.
A Marinha do Brasil permanece mobilizando militares, meios navais e aeronavais para o monitoramento e limpeza de resíduos.
FONTE E FOTOS: MB
Bom dia.
Acredito que este incidente tenha sido provocado por embarcações estrangeiras que trafegam em águas protegidas no Brasil. Será difícil detectar. Não resta somente controlar as possíveis contaminações das águas dos rios.