MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL
NOTA À IMPRENSA
Recife-PE.
Em 26 de fevereiro de 2021.
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), informa que realizou, na manhã dessa quinta-feira (25), a interceptação da embarcação de pesca “Gohan”, carregada de cigarros sem comprovação documental, em águas jurisdicionais brasileiras.
Durante a ação, foi empregado o Navio-Patrulha (NPa) Guaíba (P 41), que interceptou a embarcação a cerca de 90 quilômetros da costa de Recife (PE) quando realizava atividade de inspeção naval na área.
Após a interceptação, o NPa “Guaíba” conduziu o barco de pesca até o Porto de Recife (PE), onde atracou na manhã desta sexta-feira (26). No interior da embarcação, que tinha cinco tripulantes, foi encontrada a quantidade estimada de três mil caixas de cigarros.
O Navio-Patrulha “Guaíba” é um dos navios subordinados ao Com3ºDN, sendo empregado em missões de socorro e salvamento marítimo, operações navais, patrulha naval e inspeção naval, a fim de contribuir para a salvaguarda da vida humana e para a segurança e controle dos interesses do Brasil no mar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval
Padilha em minha opinião pode-se acrescentar ‘mais’ dois aspectos: 1- Não tendo tanto contingenciamento de verbas, há melhores condições de executar as tarefas (não só as forças armadas estão aumentando as operações federais) e, 2- No caso específico da Marinha, depois do derramamento de petróleo, os “Patrulheiros” navegam mais. Tudo isso contando com uma maior troca de informações entre as agências de governo.
Abraços
BRAVO ZULU MB
A Marinha está apreendendo esses navios em maior quantidade recentemente ou apenas estão divulgando mais ?
Acho que a divulgação melhorou bastante.